domingo, 20 de novembro de 2011

Taça AXP 2012 - 1ª ronda



AC Alfenense U 2 - 2 GD Dias Ferreira C

Francisco Assunção (1555) 1 - 0 Henish Balu (1689)
Hugo Soares (1574) 1 - 0 Roberto Mendes (1673)
António B. Pintor (1513) 0 - 1 Pedro Mendes (1671)
José Pintor (1447) 0 - 1 Etelvino Lima (1594)

Arrancou no último sábado a Taça AXP 2012. Pela frente teríamos uma equipa da nossa divisão, o GDDF C, por isso previa-se um jogo equilibrado. Coube-me jogar com o Henish Balu.
De alguma forma previa que o meu adversário optasse pela francesa, e fiquei algo surpreendido pela escolha da siciliana. Por isso tentei desviar qualquer preparação com 3. d5. As pretas acabaram por errar logo ao 5º lance com a saída precoce da dama, que acabou por fragilizar os quadrados em torno do rei. Troquei os bispos das casas brancas para fragilizar e6. De seguida forcei as pretas a moverem o rei, bloqueando o próprio bispo e impedindo-o de fazer roque. Com 10. Bf4, montei pressão em d6, aproveitando que o bispo das pretas era uma nulidade. As pretas aliviaram a pressão de pronto com 10...Ne5, mas não sem ficarem com uma estrutura de peões horrível com duplo peão dobrado e isolado.
Com 13. Qh3 o objectivo foi manter enorme pressão em e6. Ao lance 14 completei o desenvolvimento, e ameacei trocar as torres conquistando a crucial coluna d. Mais uma vez, para aliviar a pressão as pretas deram a qualidade conseguindo em troca 2 peões.
Ao lance 18 falhei um pequeno táctico com 18. Nd5!. Mesmo assim o jogo continuaria longe de estar ganho, e apesar de ganhar a qualidade teria uma estrutura de peões horrível. Troquei as torres com a certeza de que a minha vantagem material seria fácil de converter. Por ironia do destino o bispo negro foi a última peça a cair, e com ele o jogo, que apesar de relativamente curto (36 lances) durou quase 3 horas e meia.

O meu jogo foi o último a terminar. Hugo Soares com um belo táctico despachou Roberto Mendes em 19 lances, enquanto que os irmãos Pintor, frente a aberturas em que não estavam muito à vontade, acabaram por claudicar. Assim vencemos por tabuleiro superior, e temos pelo menos garantida a 3ª ronda.

Já a equipa J, que jogou em simultâneo connosco, teve uma bela prestação, frente aos mais experientes jogadores do Millennium BCP. Destaques para a vitória de Ruben Alves e o empate de Tiago Pereira. A equipa S foi uma das surpresas pela negativa da jornada. Em casa da AC Jazz, Nelson Monteiro e Rui Gonçalves falharam a vitória e deram o triunfo à equipa de Paredes. Por sorte, ainda há espaço para recuperar, já que só à 2ª derrota as equipas são eliminadas. Certamente que as equipas S e J tentarão acompanhar a U até à 3ª ronda. No próximo sábado joga-se a 2ª ronda. Mais pormenores na página da AXP.

Outros resultados: 


AC Jazz 2 - 2 AC Alfenense S
Rui Cunha 1 - 0 Rui Gonçalves
Jorge Rodrigues 0 - 1 António Mendes
Rui Sousa 0 - 1 Afonso Duarte
Carlos Silva 1 - 0 Nelson Monteiro

AC Alfenense J 1,5 - 2,5 Clube Millennium BCP
Tiago Pereira 1/2 - 1/2 Mário Marques
Hugo Gomes 0 - 1 Alberto Monteiro
Ruben Alves 1 - 0 Eduardo Ferreira
João Pintor 0 - 1 Jorge Pinheiro

Sem comentários: