terça-feira, 31 de janeiro de 2012

VII Arte da Guerra - 4ª ronda

4ª ronda - Francisco Assunção 1/2 - 1/2 Carlos Ribeiro
Após 7 vitórias em outros tantos jogos oficiais esta época chegou o primeiro empate.
De alguma forma fui surpreendido na abertura. Não tinha registo algum de uma siciliana jogada pelo Carlos Ribeiro, e como tal não me preparei convenientemente. A escolha da variante Alapin é sempre uma tentativa de fugir do mais comum, mas a boa preparação das pretas não deixou conseguir qualquer vantagem desde a abertura.

Durante algum tempo, o único "small plus" do meu jogo foi o controlo da coluna d, mas a constante ameaça da troca de torres limitou esse domínio. Apesar da boa qualidade do jogo, houve alguns momentos em que tive a oportunidade de aumentar a pressão tal como vêm expressos no jogo, mas em princípio, a presença de bispos de cores opostas dava grandes hipóteses de segurar o empate. Decididamente, não estava em dia para complicar.

Na próxima ronda defronto José Pedro Cachorreiro, de pretas.

2 comentários:

Carlos Ribeiro (NXST) disse...

Olá Francisco. Joguei pela primeira vez a siciliana por duas razões: primeiro sabia que esperavas que eu jogasse uma caro-kann e imaginei que tivesses algo preparado contra essa defesa. Em segundo, sabia que por vezes respondes á siciliana com a variante alapin pelo que estudei um pouco essa abertura. A troca prematura das Damas leva a um posição de igualdade. Melhor seria como te disse no final do jogo 12.Qe2 para pressionar o peão e4 e deixar a casa D1 livre para a torre branca. Posteriormente a dama pode ir para e3 mantendo a pressão sobre o peão e abrindo a diagonal ao bispo branco.

Francisco Assunção disse...

Ola Carlos. Sim preparei algo frente à caro-kann, e como tal não esperava a siciliana e baseei-me naquilo que sabia. Depois de verificado com o Houdini, 12. Qe2 é o melhor lance, mas imagino que o Carlos, tal como eu, achasse o lance pouco atractivo à primeira vista, caso não conhecesse a "teoria". Continuação de bons jogos