sexta-feira, 10 de setembro de 2010

E Magnus Carlsen venceu o mundo...

Magnus Carlsen, o nº1 do mundo, bateu hoje o mundo de forma categórica, mostrando a razão pela qual detém o lugar que ocupa.

O jogo foi provavelmente perdido porque tornava-se difícil para os 3 GM's desenvolverem um plano de jogo, uma vez que os seus lances eram frequentemente negados pelos jogadores online. O mesmo não acontecia com Magnus, que mostrou que detinha um plano de jogo bem estruturado e desde a abertura que tomou a rédea dos acontecimentos.

Eu assisti a partida no site oficial, e votei nos lances que achei mais acertados. Era também possível ouvir os comentários acerca da partida de Garry Kasparov, que mostrou que ainda está em forma e ia explicando, inclusivé, os erros que Magnus Carlsen ia fazendo ao longo do jogo. Segundo a lenda do xadrez, 17.f3! ou 17.h3!  praticamente decidiria a partida, uma vez que o peão de d6 vai cair, dado que as pretas são forçadas a recuar o bispo para d7. Aliás, ainda antes do lance 20, Kasparov já temia pela posição das pretas e admitiu que, por essa altura, se fosse ele a decidir, já teria desistido. Contudo, Carlsen jogou 17.Nc4, e com este ligeiro erro, as pretas ainda ganharam alguma iniciativa, mas o duplo peão passado de Carlsen decidiu a partida.

Sobre o evento em geral, é sempre bom ter a oportunidade de jogar frente a um jogador da classe de Magnus Carlsen, e espera-se que novas oportunidades venham a decorrer nos próximos anos.

Sem comentários: