segunda-feira, 16 de maio de 2011

5º Torneio do Desportivo de Portugal

Decorreu ontem à tarde o 5º Torneio do Desportivo de Portugal. Apesar de não ter a companhia de nenhum companheiro de equipa, acabei por participar neste evento, não pelo valor do torneio, mas para ganhar algum ritmo, já que há mais de um mês que não entrava em qualquer competição.

1ª Jornada - Gustavo Oliveira 0 - 1 Francisco Assunção

Neste jogo joguei com um jovem que surpreendentemente se encontra apurado para a final distrital. E poder-se-á dizer que não se portou nada mal. Logo na abertura ganhei logo 2 peões, mas logo a seguir, o sono, a falta de aquecimento, ou o facilitismo fez com que eu desse a qualidade de uma forma um bocado estúpida:


O jogo apesar de tudo não perdeu a tendência, e os meus peões foram o suficiente para o meu adversário desistir nesta posição:

2ª ronda - Francisco Assunção 1 - 0 Rafael Silva

Curiosamente, nesta ronda defrontei outro surpreendente apurado para a final distrital. Este jogo foi bastante mais fácil. Acabei por ganhar um cavalo sem que o meu adversário desse grande resistência e logo a seguir deu o mate.


3ª ronda - Catarina Costa 0 - 1 Francisco Assunção

Este jogo nos primeiros lances, foi integralmente o jogo que tivemos na última final distrital de jovens. Logo na transição entre a abertura e o meio-jogo, as brancas cometeram um erro que acabou por decidir a partida.
A partir daqui as brancas não mais fizeram nada, e tive mesmo que esperar que o seu tempo acabasse  para confirmar a vitória, quando só tinha havia peões a minha torre no tabuleiro.

4ª ronda - Francisco Assunção 1 - 0 Rui Mendes

Rui Mendes usou uma variante estranha da Caro-Kann, que a meu ver não lhe facilitou em nada: 

Ora, conheço uma variante com 5. exf6 que tem como propósito um rápido desenvolvimento, agora esta, não percebo. O que é certo é que pouco depois as pretas acabaram por me oferecer precisamente o peão que ficou dobrado em f6. O jogo manteve-se equilibrado e um pouco aborrecido, sem grandes ataques de parte a parte. Troquei as peças e chegamos a um final de torres em que tinha um peão a mais, altura em que o meu adversário perdeu por tempo.

5ª ronda - Francisco Assunção 0 - 1 Tiago Brandão de Pinho

Neste jogo, o meu adversário tentou-me surpreender com a dinâmica variante Schliemann da Ruy Lopez. Acabei por ganhar um peão, mas o meu adversário tinha compensação suficiente com o par de bispos. O jogo ficou perdido após nem sequer ter calculado o sacrifício de bispo em h3. Aqui vai o jogo na íntegra.

6ª ronda - Mario Massena Machado 1 - 0 Francisco Assunção

De certa forma ainda tenho alguma dificuldade em lidar com as derrotas, e demoro algum tempo a recuperar. Ora em torneios deste género não temos propriamente muito tempo para recuperar. Isto notou-se um pouco neste jogo. Aqui ficam os últimos lances:


7ª ronda - Francisco Assunção 1 - 0 Rúben Freitas

Nesta ronda estava a necessitar de uma vitória para conseguir um resultado aceitável. Joguei na segurança do d4 para evitar surpresas e tive um jogo bastante tranquilo.

Acabei o torneio em 3º lugar, logo atrás dos dois adversários que me conseguiram derrotar. A classificação e resultados podem ser vistos aqui. Não houve prémios, mas foi uma boa forma de me preparar para o que aí vem no resto da época, e uma tarde bem passada. A acção deverá voltar a 4 de Junho com o 5º Torneio Aberto da Fontes.

Sem comentários: