terça-feira, 22 de novembro de 2011

Taça AXP 2012 - 2ª ronda

AC Alfenense U 2 - 2 AX Gaia A

Francisco Assunção (1555) 1 - 0 André Mateus (1725)
Hugo Soares (1574) 1 - 0 Pedro Dias (1411)
António B. Pintor (1513) 0 - 1 António Alves (1500)
José Pintor (1447) 0 - 1 Vítor Monteiro (1399)

Prosseguiu hoje a Taça AXP 2012, com a recepção à AX Gaia A. Apesar da equipa apresentar na sua constituição jogadores melhores cotados, hoje apresentou-se com uma equipa ao nosso nível e por isso foi um encontro equilibrado.
Joguei com o André Mateus. Sabia que se jogasse e4 teria a siciliana pela frente. Se jogasse d4 teria a estrutura Nf6, e6, d5 etc. Joguei c4 para inovar. O meu adversário tentou levar para a sua estrutura habitual e saiu um pouco melhor da abertura, já que eu tinha um peão isolado em d e não tinha domínio do centro. Esse peão d foi para mim uma grande preocupação, de tal forma que concedi o par de bispos em troca duma protecção mais decente para esse peão. A partir daqui a minha fraqueza passou a ser e3 e vi-me obrigado a puxar o rei para f2 a fim de não o deixar fugir. Tal esforço podia ter sido inglório se o meu adversário tivesse fosse um GM e descobrisse 15...Bxe3+!!, conforme vem explicado na partida. O jogo prosseguiu equilibrado, troquei o meu cavalo pelo bispo adversário e o meu bispo mostrava-se ser superior ao cavalo adversário. Após a invasão da dama preta em h2, também eu consegui invadir em b7 provocando algum transtorno ao cavalo preto e fazendo com que as pretas entrassem em severos apuros de tempo. Centralizei a dama para evitar Nf5. De seguida tentei trocar as damas na tentativa de aniquilar alguma possibilidade de perpétuo por parte das pretas. Qual não foi o meu espanto quando vi que o meu adversário tinha dado a dama, já que se encontrava pressionado pelo relógio.
Apesar de tudo não me senti em grande forma hoje e tudo se pode explicar por me ter levantado por volta das 5h30 da manhã...É o que faz ter aulas ao sábado.
Nos outros jogos, destaque para o pequeno milagre que aconteceu no segundo tabuleiro, com o Hugo Soares. Numa posição completamente perdida, enorme desvantagem no desenvolvimento, com pelo menos uma dama no ar e provavelmente também com o mate a vista, Pedro Dias optou pelo erro crasso de trocar as damas quando estava com enorme ataque. A isso se seguiu ofertas de peças que culminaram a vitória do ACA também no segundo tabuleiro.
Os irmãos Pintor, ainda a tentarem encontrar a sua melhor forma,viram-se ultrapassados pela técnica adversária. E assim se conseguiu derrotar a 4ª equipa do ranking inicial e se consegue garantir a passagem, pelo menos, até à 4ª ronda. A fazer-nos companhia estará a equipa S que venceu em Vila D' Este. Já a equipa J deixou a competição com uma derrota por 4-0 com o GDDF E. A 3ª ronda joga-se a 11 de Fevereiro de 2012.


Outros resultados:


AP Vila D'Este A 0,5 - 3,5 AC Alfenense S
GD Dias Ferreira 4 - 0 AC Alfenense J

Sem comentários: