sábado, 20 de março de 2010

3ª Jornada da 3ª divisao Nacional por Equipas

Boas!

Como sabem, hoje fomos recebidos pelo NX Santo Tirso, e conseguimos mais um empate a 2.
De minha parte tive um jogo bastante intenso, no qual cometi alguns erros. Como habitual aqui mostro o jogo que passarei a analisar.

AC Alfenense 2-2 NX Santo Tirso
Francisco Assunção (1498) 1/2-1/2 José Pedro Cachorreiro (1691)
Hugo Soares (1554) 0-1 Carlos Ribeiro (1820)
António B. Pintor (1582) 1/2-1/2 Fernando Azevedo (1502)
José Pintor (1485) 1-0 Ricardo Amaral (1417)



Cometi algumas incorrecções ao longo deste jogo. A abertura foi um pouco estranha por parte do meu adversário. Mas marcou-se por tentar fazer algo diferente em relação ao último jogo que tivemos no V Arte da Guerra em que foi derrotado.

O meu lance 13.Bf1 tinha a ideia de colocar de seguida a dama em f2. Para tentar ganhar o peão em h4. Nessa altura pensei noutro lance como Qf4, mas a resposta Nh5 fez-me pensar novamente. O que eu não vi foi que tinha Qe1 e sem qualquer perigo. Este Bf1 acabou por ser perda de tempo.

No meu lance 25.Ra5 sou sincero que não pensei sequer na resposta e5. Mas o que é certo é que esse nem era o melhor lance para as pretas. Mesmo que o xeque não desse em nada acabaria por trocar 3 ou mais peões por uma peça o que geralmente é bom, acrescido de boas hipóteses de ataque ao rei.

29.Re7 Este lance parece bastante forte e era o lance chave de todo o ataque. A única resposta razoável foi a jogada do meu adversario.
31.Rxd7. É obvio que aqui vi a Qa1+ a seguir. Mas tinha imensas hipóteses de ataque e a dama dificilmente sairia da defesa sem risco. Foi o que aconteceu.
34. Qf7. Aqui infelizmente falhei um mate em 7. O melhor lance seria Qc3 forçando a linha 34.....Kh6 (Rhg8 35.Qf6!) 35. Qxg7+ Kg5 36. Qxg6+ Kxf4 37.Qd6+ Kg5 38.Rg7+ Kh5 39.Qg6+ Kh4 40. Qg5#. Obviamente eu não tenho a capacidade de um rybka ou um fritz e não vi esta linha. Optei por Qf7. Outro lance muito bom seria 32. Qb7! Ameaçando o mate e a torre em simultaneo! Mas aqui a brancas respondiam com Rd8. Ofereciam a torre e as brancas tinham evidente vantagem. Fiquei a perceber que é complicado procurar o melhor lance após perder uma peça como uma torre e se tem xeque perpétuo.
38.e5. Aqui já tinha visto que tinha pelo menos o empate. Mas tinha um lance muito melhor que era jogar Qe6+ Kh7 e so aí e5. Aqui as brancas já não podiam tomar de dama em e5 porque o bispo de g7 está cravado! É triste empatar depois de se ter tido tantas hipóteses para ganhar e ainda pior porque uma vitória aqui daria a vitória no encontro da equipa.

Enfim, este resultado era o mínimo que podíamos fazer para as nossas aspirações de manutenção. Uma vitória frente aos Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio deve confirmar esse objectivo. O próximo jogo joga-se a 17 de Abril no qual iremos visitar os Amigos de Urgezes. Comentem :)

Sem comentários: