Para quem não sabe, a variante blindfold joga-se em "laptops" nos quais os jogadores apenas têm o tabuleiro com peças invisiveis e a notação do último lance no canto do ecran, tal como mostram as figuras.
Este torneio teve hoje a sua ronda derradeira. Na variante às cegas, à entrada para a última ronda meio ponto separavam Alexander Grischuk e Magnus Carlsen com vantagem para o primeiro. Estes dois jogadores defrontaram-se hoje conforme mostra a primeira figura. Numa posição de equilíbrio, Magnus Carlsen, o nº1 do mundo, cometeu o erro de não se lembrar aonde estava a dama do adversário pensando que ela estava em d2 quando estava na verdade em e3. Assim ao tomar o peão de Grischuk em e4 ofereceu a sua dama em troca de um simples peão. A desistência foi imediata. Aqui fica este jogo. Parece realmente estúpido o lance de Carlsen mas se tiverem hipótese experimentem jogar esta variante. A partir de certa altura não fazemos ideia nenhuma de onde estão as peças, acreditem!
Na competição de rápidas à entrada para a última ronda, Ivanchuk e Carlsen lideravam com 7 pontos. Ambos derrotaram Gelfand e Grischuk, respectivamente e ficaram com o prémio repartido. É de referir que neste torneio não existem critérios de desempate, portanto os prémios são divididos. Para mais informações consultem o site oficial do torneio. Na competição combinada, Carlsen partia com meio ponto de vantagem em relação a Ivanchuk, mas a derrota em Blindfold do norueguês e o empate do ucraniano frente a Gelfand igualaram as contas. Os dois jogadores terminaram empatados.
Aqui ficam os resultados da última ronda e a classificação final. Também decidi seleccionar um jogo como o meu preferido pela forma como Carlsen o venceu. Ao fim de 100 lances com final de torres com 4 peoes simétricos Carlsen encontrou forma de fragilizar a estrutura de peões de Ponomariov para conseguir um importante triunfo. Já agora também tenho de admitir uma certa simpatia pelo norueguês que consegue ser o lider o ranking mundial com apenas 19 anos! Trata-se de Magnus Carlsen e apesar de oferecer a dama de forma estúpida em blindfold não deixa de perder o seu valor :) Fica aqui também um jogo muito interessante de Grischuk em Blindfold frente a Karjakin, com um final que não é nada fácil (rei e torre vs rei e dama).Comentem :)
Blindfold
Gashimov-Svidler ½-½
Dominguez-Aronian 0-1 Ponomariov-Smeets ½-½
Gelfand-Ivanchuk ½-½
Kramnik-Karjakin 1-0
Grischuk-Carlsen 1-0
Rapid
Svidler-Gashimov ½-½
Aronian-Dominguez ½-½
Smeets-Ponomariov 0-1
Ivanchuk-Gelfand 1-0
Karjakin-Kramnik 1-0
Carlsen-Grischuk 1-0
Classificação:
Blind Rapid Total
1 Ivanchuk, Vassily UKR 6.5 8.0 14.5
2 Carlsen, Magnus NOR 6.5 8.0 14.5
3 Kramnik, Vladimir RUS 6.5 6.5 13.0
4 Grischuk, Alexander RUS 8.0 4.5 12.5
5 Karjakin, Sergey UKR 5.5 6.5 12.0
6 Gashimov, Vugar AZE 5.5 6.0 11.5
7 Gelfand, Boris ISR 6.0 5.5 11.5
8 Svidler, Peter RUS 5.5 6.0 11.5
9 Aronian, Levon ARM 5.0 6.0 11.0
10 Ponomariov, Ruslan UKR 4.5 4.5 9.0
11 Smeets, Jan NED 4.0 2.0 6.0
12 Dominguez Perez, Leinier CUB 2.5 2.5 5.0
Sem comentários:
Enviar um comentário