domingo, 11 de abril de 2010

1º Torneio da Associação de Moradores da Bouça

Decorreu ontem na Associação de Moradores da Bouça o 1º Torneio desta comunidade. Este torneio, segundo a organização, foi o torneio mais amigo do ambiente de sempre por não se ter utilizado uma única folha de papel. Eu, como atleta do AC Alfenense, fui um dos 47 participantes.

O torneio teve algumas curiosidades relativas aos meus jogos. No meu primeiro jogo defrontei, de pretas, o jovem Paulo Duarte Pedroso. Foi um jogo que acabou por ser fácil porque ao fim de cerca de 20-30 lances, o meu adversário decidiu perder por tempo, mesmo com desvantagem material já à vista.


No segundo jogo defrontei o que viria a ser o vencedor do torneio Nuno Messeder Ferreira. De forma bizarra, esse acabou por ser o meu jogo mais fácil e resolvi-o em apenas 11 lances. É bastante boa a sensação de estar na primeira mesa e conseguir ser o primeiro jogo a acabar :P aqui fica a partida, em que não foi difícil de decorar todos os lances.





Seguidamente defrontei, de pretas, o já meu conhecido José Pedro Miranda. O jogo foi equilibradíssimo e nunca houve vantagem de nenhuma das partes, acabando com um empate com igualdade de peões e bispos de cores opostas.

No quarto jogo defrontei de brancas o experiente António Guimarães. Uma desatenção numa "jogada jogada" demasiado rápida custou-me uma torre em troca de um cavalo. A abertura do meu adversário marcou-se por ser demasiado passiva o que ainda me causa algumas dificuldades. Foi uma espécie de defesa hipopótamo como podem ver aqui no link. O meu erro apareceu e o meu adversário limitou-se a controlar.
No quinto jogo defrontei um colega de clube e de escalão António Bastos Pintor. Joguei de pretas e joguei a recentemente exercitada por mim, defesa francesa. O meu colega por uma desconcentração inicial, muito por estarmos a jogar e a rir ao mesmo tempo, acabou por cometer um erro que foi jogar 3.Nf3 oferecendo o peão em e4. Eu agradeci, apesar de ter perdido também eu um peão, e ter ficado com uma posição incómoda à volta do meu rei. Fui forçado a certa altura, a jogar a dama para g7 limitar os ataques do meu adversário e quando se previa um forte ataque com torre d3 ameaçando cravar a torre ao rei eis que me apercebo que o meu adversário deixa a torre de a1 desprotegida. Acabou por ser uma captura pituresca, em que a dama viajou desde g7 para a1 fazendo xeque ao rei adversário. A partir daí foi defender bem, e quando consegui trocar as damas, o meu adversário acabou por desistir.

No sexto jogo defrontei o meu também conhecido, o "tutor" do Pontex, Paulo Topa. Após uma ameaça inicial do meu adversário, de que iria chorar caso perdesse eu, apesar de ter o jogo absolutamente controlado com os dois peões centrais de vantagem, acabei por oferecer uma torre já em apuros de tempo. O meu adversário não viu e até soltou uma palavra menos propositada, e apesar do espanto geral da plateia que se amontoava em nosso redor eu também não vi, talvez motivado pela cegueira causada por ver o meu tempo a terminar. Apesar de tudo o meu saldo com este adversário contou com a primeira derrota em outras duas vitórias no jogos disputados do V Arte da Guerra e no III Pontex. Desejo-lhe também os parabéns pela sua excelente classificação (3º lugar) e com vontade de proximamente jogar a desforra :P.

O meu último jogo acabou por ser fácil em que defrontei de pretas João Pedro Castro. O atleta do Vila D' Este acabou por me oferecer indirectamente um cavalo e a vantagem material foi-se amontoando. O meu adversário desistiu quando so lhe restava um peão, contra cerca de 7 meus e ainda um bispo. No final ocupei o 8º lugar, mas fica a ideia de que poderia até ter vencido o torneio, muito pelo meu jogo mais facil ter sido frente a Nuno Messeder Ferreira.

A classificação e matriz de resultados podem ser vistas aqui.

Comentem :).

2 comentários:

Paulo Topa disse...

Fogo. Só me lembrava de uma das derrotas, mas foram, infelizmente para mim, duas. Haverá mais oportunidades para me dares "porrada". Onde é que foste desancar a fotografia?
Queres vir jogar xadrez 960?

Anónimo disse...

vi no vosso blog, naqele slide q tem do andre costa e dos nacionais. Cortei a parte do andre e pus so a sua parte. Ja soube q vao organizar um torneio desse tipo de xadrez. Eu nunca joguei disso lá no clube, mas tive uma ou outra vez la na net a jogar. Até é divertido quando nos aborrecemos do xadrez normal. Não sei se o hugo sabe o q isso é, mas talvez fale com ele e fazemos ai uma visita. Caso contrário, não terei hipoteses. Obrigado pelo comentario :)

Francisco Assunção