domingo, 18 de abril de 2010

Campeonato Nacional por Equipas 3ª divisão

Decorreu ontem a 4ª Jornada do Campeonato Nacional por Equipas 3ª divisão em que a nossa equipa se deslocou ao reduto dos Amigos de Urgeses. Acabamos por ser derrotados por 3-1, mas mesmo assim sentimos que num dia inspirado, poderíamos ter levado de vencida esta equipa.

Amigos de Urgeses 3-1 AC Alfenense

NM Paulo Pinho (2109) 1-0 Francisco Assunção (1498)
João Sequeira Costa (1564) 0.5-0.5 Hugo Soares (1554)
Alexandre Mano (1527) 1-0 António Bastos Pintor (1582)
Rui Rasteiro (1406) 0.5-0.5 José Bastos Pintor (1485)





O meu jogo, como se previa foi desequilibrado, e teve, como é normal na defesa índia de rei por parte das brancas, um ataque constante das pretas na ala de rei, e um ataque constante das brancas na ala da dama. O meu ataque ao rei foi demasiado lento muito pela necessidade que tive de me proteger, sem sucesso na ala da dama. A sequência de lances g4 e g3 seguidos de h3 por parte do meu adversário e de Nh4 e Nxg2 deviam ter sido jogados e ai podia ter um ataque decisivo.

O erro principal do jogo parece ter sido 18...Qd7 em vez de Qe7. Um detalhe importante que falhou devido a necessidade a que fui forçado de proteger o bispo em c8, limitando as opções de ataque. No final ainda tentei o chamado mate abafado ou "smothered mate" em que, por exemplo, se as brancas jogassem 36. Bxh8 seguia-se 36....Qg1+ 37.Rxg1 Nf2#. Poderia resultar caso o meu adversário fosse um jogador a volta de 1400 a 1300 pontos mas sendo um mestre nacional torna-se difícil esta façanha. Outro facto curioso foi que apesar do desequílibrio, este foi o jogo que durou mais tempo a terminar (cerca de 3 horas), o que já não é mau de todo :P.

Daqui a duas semanas recebemos o Bila de Vila Real para um jogo que promete ser decisivo na luta pela manutenção. Para mais detalhes visitem o site da FPX na parte relativa à série A da 3ª divisão.

Alguma dúvida, comentem :)

Sem comentários: