sábado, 8 de maio de 2010

Actualização no Campeonato Nacional da 3ª Divisão

Olá a todos!

Por motivos pessoais, já não se escreve aqui há algum tempo. Por isso mesmo, e porque o Xadrez não pára, importa fazer uma actualização.

No passado dia 1 de Maio recebemos em casa o Bila de Vila Real e os resultados foram:

AC Alfenense 2-2 O Bila de Vila Real

Francisco Assunção (1498) 0 - 1 Vitor Vaz (1619)
Hugo Soares (1554) 1 - 0 José Wilson (1493)
António B. Pintor (1582) 1 - 0 João Bento Ramos (1526)
José Pintor (1485) 0 - 1 Mário Vitor Guedes (1390)


Infelizmente, o meu jogo nao teve muita história. Depois de umas trocas sucessivas e de um grave erro de cálculo, acabei por sacrificar a qualidade. A partir daí o meu adversário limitou-se a forçar torcas e já num final de Cavalo+ x peões frente a torre+ x peões,consegui posicionar muito bem o meu cavalo, forçando o meu adversário a sacrificar também a qualidade. Num final de peões com um peão a menos, acabei por não conseguir evitar a derrota. Uma nota importante para a extrema rapidez do meu adversário, que acabou o jogo com pouco menos de 90 minutos, justificando o título de campeão distrital absoluto de semi-rápidas que ostenta. Este resultado acabou por levar a decisão da manutenção para o jogo disputado hoje.

Pelo meio saíram as listas de Elo Fide de Maio. Pela primeira vez adquiri elo Fide (1467) o que se deve à minha prestação na final distrital de jovens, o que quanto a mim, ainda se encontra um pouco abaixo daquilo que posso valer. Minha página pessoal FIDE

Hoje recebemos os Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio III. Os nossos adversários estavam um pouco desfalcados, pelo que, ao que parece, hoje foi a final regional do desporto escolar, em Espinho. Final essa em que até já fiquei em 3º no escalão de juvenis do ano passado, mas isso é outra história. 

AC Alfenense 4-0 Amiguinhos Museu Alberto Sampaio III
Francisco Assunção (1498) 1-0 Bruno Ribeiro (1413)
Hugo Soares (1554) 1-0 Pedro Mendes (1325)
António Bastos Pintor (1582) 1-0 José Meireles (1497)
José Pintor (1485) 1-0 Diogo Castro (1202)


O meu jogo foi bastante fácil, e o meu adversário nem sequer mostrou a razão pela qual foi escalado como 1591 Fide na passada lista de Maio. Basicamente não fiz nenhum mau lance, apesar de ter tido hipóteses de fazer lances 2 melhores lances do que aqueles que fiz. Mas como levavam a linhas bastante complicadas não interessa muito explicar. O jogo foi simples, e até um jogador principiante de xadrez percebe a dominância geral que houve no tabuleiro. O lance 26. Ne6 até merece um ! por ter sido tão decisivo.

A manutenção está finalmente assegurada e o último jogo com o Círculo Arte e Recreio (Elo médio da equipa 4 melhores 2001!) servirá como prémio para o bom campeonato que fizemos.

Mais informações: site da FPX Campeonatos Nacionais 3ª divisão série A.

Sem comentários: