sábado, 30 de outubro de 2010

Finais sem peões

Após um jogo que tive online, no ChessCube.com, surgiu-me uma dúvida acerca de um final sem peões, de torre e rei contra cavalo e rei. O jogo que tivemos foi este, e o tempo usado foi 20 min.


Como se vê, consegui ganhar neste final de rei e torre contra rei e cavalo, apesar de ter feito os últimos 30 lances com menos de um minuto no relógio (!). Após o jogo surgiu a dúvida para saber se as brancas conseguiam forçar empate. O que se comprova com a tabela seguinte:


Como se vê, teoricamente, o final está empatado, e o erro acabou por ser o facto do meu adversário ter afastado o cavalo do rei, permitindo que eu o encurralasse. Como complemento, sugiro a leitura do artigo do link junto da tabela, que resume muito bem tudo aquilo que é preciso saber acerca deste finais sem peões.

Já agora aproveito para informar que já está actualizada a secção Próximos torneios, com as competições em que irei participar, e que já estão agendadas. O II Torneio de rápidas Pierre-Éric Spindler, inicialmente previsto para hoje, foi adiado para "logo que possível", devido ao mau tempo, conforme indica o blog do NXST.

Sem comentários: