sábado, 6 de novembro de 2010

II Torneio de rápidas Pierre-Éric Spindler

Hoje de manhã, decorreu na Casa de Chá do Parque D. Maria II, em Santo Tirso, o II Torneio de rápidas Pierre-Éric Spindler, em homenagem a um dos fundadores do NXST, infelizmente já falecido. O torneio foi ao ar livre, na esplanada da Casa de Chá e o ritmo foi 5 minutos.

1ª Jornada - Francisco Assunção 1-0 Nelson Coelho

Comecei o torneio com um jogo fácil, ganhando uma peça na abertura, da seguinte forma. A partir daqui limitei-me a controlar.


2ª Jornada - Francisco Assunção 1-0 Rui Ferreira

Neste jogo, o meu adversário, apesar de ter tido uma desvantagem posicional a partir da abertura, conseguiu defender-se bem mantendo o material igualado. Contudo, já em apuros de tempo ofereceu um bispo ainda antes de ter oferecido um mate em 3.

3ª Jornada - António A. Pintor 0-1 Francisco Assunção

Logo a 3ª Jornada começava já a defrontar um dos meus companheiros do Alfenense na mesa 1. Era sinal que tudo nos estava a correr muito bem. Neste jogo, comecei bem, ganhando um peão nos primeiros 6,7 lances da partida, sem que as brancas tivessem compensação. No entanto, ofereci outro nesta sequência de lances. No fim, com Qxd2! passei a ganhar por uma peça e o final não demorou.



4ª Jornada - Jorge Dias 0-1 Francisco Assunção

Neste jogo, um erro de cálculo de minha parte custou-me uma torre em troca de um cavalo. Contudo, fui-me defendendo, e já em apuros de tempo mútuo ganhei desta forma.


5ª Jornada - Francisco Assunção 1-0 Hugo Soares

Nesta partida, eu e o meu colega de clube jogamos uma abertura que já havíamos experimentado várias vezes, nomeadamente no último torneio da Fontes. Logo ao lance 16, ganhei um cavalo com Qxc6!. O meu adversário acabou por desistir após ter apanhado um "duplo" ao rei e a uma torre. Cá vai o jogo na íntegra.


6ª Jornada - Hugo Moreira 0-1 Francisco Assunção    

Contra Hugo Moreira, desde cedo ganhei novamente uma boa vantagem posicional. Nesta posição, para as brancas Nh5! parecia forte, ao contrário de Re3 que perde a torre de a1.


7ª Jornada - Francisco Assunção 0-1 António B. Pintor

Neste jogo, o meu adversário exercitou a sua recente abertura escandinava e até se deu razoavelmente bem, criando boas chances desde cedo. chegámos a posições bastante complicadas, em que o erro era iminente. A pressão e o tempo não me ajudaram e acabei por falhar nesta situação.


8ª Jornada - Luís Dias 1-0 Francisco Assunção

Neste jogo, já um pouco afectado pela minha infelicidade na ronda anterior, acabei  por demorar um pouco mais a pensar, apesar de ter conseguido construir uma posição vencedora. Acabei o jogo perdendo por tempo, numa posição em que tinha a minha dama e peões contra apenas peões do meu adversário. Bastante desolador..

Com 6 vitórias e 2 derrotas nas duas últimas jornadas, fui relegado para o terceiro lugar, recebendo como prémio um "porquinho-mealheiro" pintado a branco e indicando o torneio e respectiva classificação. Bastante original! Já o primeiro lugar acabou por ficar a cargo do meu colega Hugo Soares que acumulou 6,5 pontos, recebendo um "mini-fogareiro" com uma forma parecida com uma taça em barro. O segundo foi António B. Pintor, que recebeu também um porco-mealheiro. Mais um torneio com um pódio totalmente Alfenense :D. Acabei por ficar minimamente satisfeito com o meu nível de jogo, e pelas combinações que consegui encontrar em curto espaço de tempo. A forma como perdi o 1º lugar foi um pouco desoladora mas estes torneios também servem para recarregarmos baterias para a nova época.

Aqui estão algumas fotos e a classificação final.






Sem comentários: