quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Análise aos jogos do Apuramento Distrital de Jovens

Como tenho vindo a noticiar, decorreram nos últimos dias o Apuramento para o Distrital de jovens. De minha parte já mostrei os meus jogos. Aqui fica uma análise breve de cada um.

Comecei o Apuramento com um jogo frente a José Miranda. Alguma falta de flexibilidade na abertura, por parte das pretas levou a que mesmo em desvantagem material, as brancas tivessem forte iniciativa. A partir de 23...Kf7? as brancas estariam ganhas com 24. Qe2! ganhando uma peça "limpinha". No entanto, prolonguei o jogo por mais um tempo e a variante que usei também acabou por me dar vantagem. Os destrutivos 36.Bxf6 e 37.Bxg5! decidiram o jogo.

Ainda nesse dia joguei com Catarina Costa, a nº 1 do torneio (1721). A partir de 17...a5 as pretas parecem um pouco melhor porque conseguem destruir a estrutura de peões das brancas. E quando as pretas tomam conta da última fila, parece que as brancas não conseguem aguentar a pressão. Contudo, e apesar de ter perdido um peão e de ter estragado um pouco a minha estrutura consegui trocar as peças e converter o jogo a um final empatado de 3 peões + bispo vs 2 peões + cavalo. Eram cerca de 21h30 quando saimos da escola para regressarmos a casa.

No dia seguinte, defrontei o meu já conhecido Nuno Andrade de pretas. O meu adversário decidiu inovar e jogar abertura de uma forma um tanto ou quanto defensiva. De alguma forma conseguiu montar forte pressão no meu ponto fraco em a7 ganhando esse peão. Mesmo assim troquei as peças e parti para um final de bispos. Normalmente em finais de bispos da mesma cor, um peão a mais chega para ganhar. Mas neste caso, o facto de eu ter mantido os meus peões em casas brancas fez com que o jogo ficasse empatado. A partir do lance 48 tinha empate, seguindo a linha mostrada no jogo. Até já falei com o Nuno Andrade e de facto não há "buracos" para explorar por parte das brancas. A parte positiva é que mesmo assim tenho mostrado alguma progressão ao nível dos finais, há algum tempo um dos meus pontos fracos, já que me defendi razoavelmente bem. Faltou pouco para o empate.

Como descanso após um jogo duro, e após ter jogado com os 3 primeiros do ranking, surgiu-me um bye. Na jornada seguinte defrontei Rúben Freitas. Este adversário, tal como a maioria dos jogadores do seu clube, opta por uma defesa siciliana. Assim tentei inovar e optei pela variante Alapin, ou siciliana com c3. As pretas de alguma forma foram lentas no desenvolvimento. Mas no meio jogo optaram por uma variante bastante típica da defesa índia de rei, o que me surpreendeu. Na índia de rei, normalmente as pretas optam por "disparar" os seus peões do roque abrindo espaço no roque adversário. A partir de 16...f5! as brancas perdem um pouco o controlo do jogo e são as pretas quem partem em vantagem. O meu adversário optimizou o seu domínio com os brilhantes 27... e3!! e 28... Nxg2+!! que leva a mate em 6. Apesar de tudo o meu adversário contou-me que ficou com o 29... Qf1+ na cabeça, dado que esse seria o lance ideal caso eu comesse o cavalo. A partir daí e seguindo as linhas mostradas no jogo, o meu adversário teve muitas hipóteses para ganhar e acabou por perder num final de torres em que até tinha um peão a mais. Mais uma prova que os meus finais estão a melhorar :).

Hoje, na última ronda defrontei Tiago Neves, que até à data dividia comigo o 3º lugar. Foi um jogo bastante posicional, em que se nota que as brancas pouco tempo tiveram para conseguir atacar o roque preto, como normalmente se faz na siciliana de dragão. A partir do momento em que as damas foram trocadas, as pretas ganharam iniciativa de jogo. A vantagem foi tornada evidente, a partir do bonito lance 32...Rh5. Tenho uma simpatia especial por lances que atravessam o tabuleiro duma ponta a outra, e ainda para mais, atravessando o centro :P. As brancas acabaram por errar ao darem-me o cavalo de e2 com 35. bxa4?? permitindo ao meu cavalo fugir com base em xeques mantendo a ameaça em e2. O meu adversário desistiu prontamente.

Com esta vitória, conquistei o 3º lugar isolado, a apenas meio ponto do duo da frente constituido por Nuno Andrade e Catarina Costa.Aqui fica a classificação final. Era tempo de posar para a posteridade e receber uma medalha, uma pequena lembrança e um saco com material de escritório. Pelo menos e como aspecto positivo, prémios não faltaram. Pena foi a intensa barulheira que se fazia sentir na entrega dos prémios em que mal se conseguia ouvir Manuel Pintor a enunciar os premiados. Acabou por ser um belo torneio para mim, que deixou belas perspectivas para a final distrital, em que prometo que irei lutar pelo pódio. Como complemento ainda referir que em apenas 5 jogos ganhei 40 pontos de elo fide, o que juntando aos pontos ganhos na Taça AXP faz com que já esteja a ganhar perto de 70 pontos em meia dúzia de jogos. A pouco e pouco as coisas parecem tomar o seu lugar. Nota ainda para a excelente prova dos jogadores do AC Alfenense, que conseguiu colocar 4 jogadores na fase final distrital de jovens. São eles José Pintor, que venceu o seu escalão sub-16, António B. Pintor, 4º classificado em sub-18 , Hugo Gomes que alcançou o 6º lugar em sub-14 e eu, 3º lugar em sub-20. Em Março lá estaremos :).

6 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro, os meus parabéns pelo progresso rápido, mas, parece-me a mim, bastante seguro.
No final, tens uma gralha (ou é um trocadinho?) parece-me que deveria ser posar e não pousar.
Votos de bom Natal, de um excelente ano novo e que continues a progredir no xadrez.

Rui Miranda disse...

Também segui os jogos em geral e os teus em particular já que os publicas. Não me pareces muito desapontado com o terceiro lugar. Não aspiravas a mais ???

Francisco Assunção disse...

Respondendo aos comentários...

Caro Anónimo, obrigado pelas palavras. Sim de facto enganei-me e queria escrever posar em vez de
pousar. Um ligeiro e compreensível erro.

Caro Rui Miranda, sinceramente fiquei contente com o 3º lugar. No entanto, considero-me uma pessoa bastante confiante e já na final distrital quero lutar de novo pelo pódio. Para além disso há que reparar que eu apenas perdi pontos com adversários bem mais experientes que eu, e em jogos bastante disputados, que duraram 3 a 4 horas. Mesmo assim, fiquei a apenas meio ponto do duo da frente o que mostra que foi uma competição equilibrada entre os 3 da frente.

Para ambos, Votos de bom Natal e um ano novo com progressos na vida em geral e no xadrez claro :)

Anónimo disse...

Caro Francisco, perante o teu Elo penso que até fizes-te um torneio bom. Não te deves gabar de teres conseguido aquele lugar, pois qualquer jogador podia ter ficado nessa posição..
Quanto à fase final, creio que metade dos jogadores andam-se a preparar, uns com treinadores, outros fazendo e analisando partidas.. penso que poderás ir ao pódio, mas se forem todos como previstum objectivo bastante complicado,do.

Francisco Assunção disse...

Caro Anónimo,

Sinceramente não acho que me tenha gabado, apenas referi a minha posição e manifestei alguma satisfação. Também não concordo com o que disse acerca da minha posição. "Esse qualquer pessoa podia ter ficado" não tem grande nexo, uma vez que se o consegui foi porque o mereci. Não tenho ideia do seu nível de jogo, porque prefere esconder a cara e não revelar o seu nome, mas certamente que deve ser alguém conhecedor dos jogadores que defrontei.
Por fim, quanto à fase final, prometo que irei lutar pelo pódio e também prometo que de alguma forma irei preparar-me para isso, tal como os meus adversários, segundo consta. Aliás, a parte do fazer e analisar partidas aparece aqui constantemente no blog ;). Tudo bem que não tenho a ajuda de um mestre mas pelo menos a opção "engine", que parece mais económica e acessível para mim. De alguma forma, um dos objectivos do blog é de alguma forma potenciar o meu desenvolvimento e organizar o meu "mundo xadrezístico" em apenas uma página, e não tanto me gabar dos resultados que tenho. Mas sonhar não custa e estou cá para isso. Aliás, sinceramente, e se eu tenho evoluido é porque de alguma forma me sinto cada vez mais a vontade e agora raramente fico nervoso com os jogos, coisa que de algum modo, no ano passado acontecia, por alguma falta de experiência.

Abraço e não deixem de comentar!

Anónimo disse...

Francisco, peço imensa desculpa se o ofendi, pois essa não era a minha intenção. O que eu queria era que só deves achar que fizes-te um bom torneio se ganhares, ou então que faças bons resultados com jogadores teoricamente muito mais fortes.
Em relação à frase que eu disse, talvez tenha havido uma forma de expressar que possa ser entendida de várias formas.
No teu escalão já estavam todos apurados, por isso creio que tenha havido resultados feitos antecipadamente. Na frase que utilizei eu quis dizer que teoricamente a Catarina Costa e o Nuno Andrade deviam ficar nos dois lugares cimeiros, já no resto da classificação, tudo era possível, não havia quase favoritismo nenhum.
Eu sou uma pessoa já estou nisto à algum tempo e por isso conheço inúmeros jogadores de xadrez e os teus adversários já joguei com alguns deles, por isso é que sei do que falo.
Quanto ao teu meio de estudo, sei que é mais económico, mas já foi discutido com vários treinadores/professores de xadrez esse tema e todos concordaram que é mais proveitoso ler livros de xadrez e resolver exercícios.
Sinceramente, acho que te faz falta muito ler, já reparei que jogas com as peças descordenadas e isso prejudica bastante alguém que queira melhorar o seu niível de jogo.