segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

V Natal Conde de São Bento

Ontem à tarde, decorreu na Escola Agrícola Conde de São Bento, o 5º Torneio com o nome desta individualidade que deu o nome a esta escola.

Foi um torneio muito disputado, com 90 jogadores a participarem, oriundos desde Braga até Coimbra.

Acabou por ser a primeira vez que participei neste torneio, que foi bastante bem organizado pelo NX Santo Tirso. O torneio disputou-se em 7 rondas em formato de 10 min por jogador.

1ª Ronda - Francisco Assunção 1-0 António A. Pintor


Comecei um torneio com um combate "fraticida" entre mim e o meu "tutor" do clube. Após ter colocado enorme pressão na abertura, uma desatenção minha, motivada ainda por alguma falta de "aquecimento", custou-me um peão na abertura, mesmo assim mantive-me "à escuta" do erro do meu adversário, que ocorreu aqui.


O meu adversário desistiu, com razões para isso.

2ª Ronda - Francisco Assunção 0-1 Fernando Nora

Logo na segunda ronda, sentei-me na confortável 1ª mesa, para defrontar o nº 1 do ranking do torneio. Neste jogo, após ter iniciativa inicial, o meu adversário forçou a troca de damas. Mas, como se não bastasse, abri um buraco em e5 para o cavalo adversário que lá se posicionou durante boa parte do tempo, e que combatia contra o meu bispo, que só entrou em jogo na parte final. Uma desatenção motivada pela enorme pressão a que estive sujeito, custou-me uma torre em troca do "todo-poderoso" cavalo adversário. Em evidente desvantagem não desisti, e já com menos de 20 segundos, empatei o jogo nesta posição.


Aqui as brancas parecem que com tempo conseguem pelo menos o empate, contudo, o tempo não ajudou, e acabei o jogo com 2 peões a menos. Com mais tempo, provavelmente seria capaz de melhor.

3ª Ronda - Luís Monteiro 0-1 Francisco Assunção


Neste jogo há pouco para contar. Joguei com um jovem que fazia o seu primeiro torneio na vida, e com tanta peça que me ofereceu, tornou-se difícil escolher qual devia comer primeiro. Uma jornada de "descanso" após um jogo complicado.

Em jogos como este, dava para jogar de olhos fechados :P
4ª Ronda - Francisco Assunção 1-0 André Moço

Neste jogo, logo na abertura, o meu adversário ofereceu-me duas peças. Apesar disso, pouco tempo depois, com um "garfo" de dama, apanhou-me um bispo e uma torre. Movi a torre e perdi o bispo. Mesmo assim controlei e ganhei com relativa facilidade.

5ª Jornada - Hugo Moreira 0-1 Francisco Assunção



Nesta partida, foi com alguma e inesperada facilidade que bati o meu adversário. Já havia jogado com o Hugo Moreira bastantes vezes, mas sempre foram jogos equilibrados. Este acabou por ser mais fácil. Vejamos o que aconteceu.


Estranhamente, o meu adversário decidiu começar a oferecer as peças quase todas e esperou até que o mate fosse consumado para dar o vulgar aperto de mão.

6ª Jornada - António Manuel Mendes 0-1 Francisco Assunção


Neste jogo, motivado por ter uma estrutura de peões que assim o indicava, e por ter ainda o par de bispos, ao contrário do meu adversário, decidi atacar da forma mais severa que pude, o roque do meu adversário. Como resultado, o meu adversário gastou uma boa parte do seu tempo, e apesar de eu ter dado a qualidade, acabei por recuperá-la pouco tempo antes do meu adversário ter perdido por tempo.

7ª Jornada - Francisco Assunção 1-0 António B. Pintor




Chegamos à ronda derradeira, em que defrontava o meu colega de clube, que, até àquela ronda, e tal como eu, apenas tinha perdido com Fernando Nora. Para além disso, António B. Pintor chegou a ter um score perfeito de 5 pontos nas primeiras 5 rondas. Previa-se um jogo difícil. Contudo, como colega de clube que era, eu já conhecia as suas "manhas" e já tínhamos estudado uma linha profunda da Defesa Escandinava, recentemente adoptada pelo meu adversário. Aqui vai o jogo, até ao momento em que ganhei vantagem decisiva.


A partir daqui, dei-me ao luxo de perder o peão a, e mesmo assim ganhar com facilidade.

Com 6 pontos em 7 jogos, acabei o torneio apenas perdendo com o eventual vencedor do torneio. Mesmo assim fiquei-me "apenas" pelo quinto lugar, em igualdade pontual com o 3º e a meio ponto do duo da frente. O torneio foi vencido por Fernando Nora, seguido por João Vicente e o surpreendente José Pintor, meu colega de clube, que esteve em tarde inspirada. 

Apesar da minha boa prestação, acabei por não ganhar nenhum prémio, o que em parte me desiludiu um pouco. Talvez faltaria que dessem também um prémio ao escalão sub-20, tal como deram a todos os escalões, para eu também receber o meu troféu. Falando no torneio em geral, penso que foi muito bem organizado, prova disso foram as comitivas, algumas que vieram de longe, que premiaram, de certa forma o esforço que o NX Santo Tirso tem vindo a demonstrar na organização de eventos do género. O facto de ser pago, não se mostrou como entrave, e acabou por ser compensado pelo lanche gentilmente oferecido pelo clube, a meio do torneio. O único aspecto que considerei negativo foi o facto dos prémios destinados aos 3 primeiros lugares serem "menos atractivos" que os prémios para os vencedores de cada escalão. Facto esse que motivou o meu colega José Pintor a até ter achado que preferia ter ficado em 4º e ter recebido o prémio de melhor do escalão sub-16, do que ter recebido o seu prémio de 3º lugar, uma vez que os prémios não eram acumuláveis.

Todos os jogadores tiveram direito a uma medalha em formato de porta-chaves, e um pai natal de chocolate. No final foi sorteado o cabaz de Natal que se vê na imagem, que calhou em sorte a Paulo Topa, jogador do Pontex.

Toda a colectânea de fotos, da autoria de Afonso Duarte, poderá ser vista clicando aqui.

Espero que haja mais no próximo ano :)

1 comentário:

Rui Miranda disse...

Caro Francisco :
Quanto ao prémio para o escalão sub-20 embora sendo cada vez menos habitual já que se privilegia os miúdos dos escalões mais novos, iremos ter em conta a tua opinião para futuros torneios.
Também concordo que os prémios para os escalões eram mais atractivos do que os para os três primeiros classificados embora de valor material muito inferior e como era um torneio de Natal...
De resto, obrigado pelas palavras simpáticas com que adjectivaste o torneio e para o ano contaremos de novo com vocês todos na sexta edição. Aproveito para informar que o "Arte da Guerra" este ano, deverá só ter lugar em Janeiro.