quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

VII Arte da Guerra

Depois de um mês de inactividade segue-se um período bastante preenchido. Ontem arrancou o VII Arte da Guerra - Preliminar B do Distrital Individual e já este fim-de semana temos as 2 primeiras jornadas do Nacional da 3ª divisão.


No que toca ao VII Arte da Guerra...


1ª ronda - Luis Dias 0 - 1 Francisco Assunção
Logo na primeira ronda joguei com um candidato a figurar na primeira metade da tabela, de pretas. Como segundo cabeça-de-série, pior era dificil. O Luis Dias caracteriza-se por jogar bastante rápido e optar por posições incertas e um tanto ou quanto agressivas. Por isso uma sólida Caro-Kann foi a opção certa. A abertura decorreu com bastante tranquilidade. As brancas, a tentarem jogar para o empate, trocaram as peças sem terem feita a devida análise das peças que restavam. Como resultado fiquei com o meu melhor bispo, contra o pior cavalo das brancas. A vantagem era garantida em termos posicionais, e em termos materiais não demorou a ser consumada. 
As brancas acabaram por errar em termos estratégicos ao optar por fazer roque pequeno, quando tinha uma coluna h aberta e um telhado do roque aberto...Todas estas fraquezas pagam-se caro no final da forma que se viu, e os erros aparecem, quer queiramos quer não...O meu ataque final foi simples e eficaz. 26 lances e cerca de uma hora depois, as peças já estavam arrumadas.

Com a primeira vitória segue-se a 2ª ronda, com o mesmo objectivo. O meu adversário será André Martins, de brancas. Pelo meio, teremos jornada dupla este fim-de-semana para o Nacional da 3ª divisão, onde recebemos o NXEB da Ponte e visitamos o GDDF IV.

1 comentário:

Hugo Soares disse...

Nada melhor do que um jogo destes para começar um torneio... Este ano foi impossível comparecer no torneio e poder defender o meu título, por isso agora deixo isso nas tuas mãos ;)

Boa sorte para os restantes jogos, e bora atacar o Campeonato Nacional de Equipas!! :D