segunda-feira, 7 de março de 2011

Actualização da Final Distrital de Jovens sub-20

Decorreu ao longo da última semana, a Final Distrital de Jovens. Para cada jogo que fiz darei uma breve palavrinha e farei um balanço final. Este torneio tinha-me corrido especialmente mal no ano passado, e estava com muitas dúvidas de como me ia dar. Talvez essa forte derrota no ano passado, tenha servido como mote para boas exibições.


1ª ronda - João Pintor (1134)  0 - 1  Francisco Assunção (1506)


Devido a indisponibilidade de muitos dos apurados, tiveram que ser repescados jogadores de outros escalões. Um deles foi João Pintor que ficou nos últimos lugares do escalão sub-16. 
Como meu colega de clube que era, já sabia, de longe, o que ele jogava. Joguei a escandinava para a treinar mais uma vez. Logo ao lance 5 o meu adversário começou-me a oferecer uma peça, e logo a seguir um peão, e outro peão, e um bispo, e quando finalmente ofereceu a dama, desistiu. O único erro que tive foi o meu último lance que ganha a dama, dado que com 19...Qxd3+ teria mate em 3. O Houdini 1.5 descobriu após 34 minutos de intensa reflexão, um mate em 13 a partir de 19...Ne4+, certamente calculado por João Pintor, levando-o a desistir.


2ª ronda - Francisco Assunção (1506)  1/2 - 1/2  Nuno Andrade (1686)



No jogo com Nuno Andrade, ganhei um peão bem cedo. Mas com um perigoso ataque que o meu adversário teve ao meu roque, vi-me forçado a trocar as peças e a jogar pelo seguro, para garantir pelo menos o empate, num final de bispos de cores opostas.

3ª ronda - Catarina Guerra Costa (1724)  0 - 1  Francisco Assunção (1506)



De seguida, tive provavelmente, o meu jogo mais cansativo de sempre. Após cerca de 4 horas, num jogo em que as pretas tiveram quase sempre ligeira vantagem material, e de tempo, consegui desatar o nó e ganhar o jogo de vez. Foi especialmente engraçada a quantidade de vezes em que "ofereci" a minha dama com tácticas interessantes, que punham a torre adversária sempre sob intensa pressão. De alguma forma penso que isso desorientou a minha adversária que já tinha muito pouco tempo no relógio.

4ª ronda - Francisco Assunção (1506)  1 - 0  Simão Pintor (1831)



No dia seguinte, defrontei o campeão em título sub-20. Troquei as peças que achei necessárias e encontrei uma posição confortável. O meu adversário começou logo a puxar o seu rei para o centro, já a pensar no final. E no exacto momento em que tentou trocar as damas, encontrei um lance que rompeu com o jogo todo das pretas. 17.d6! lança um peão intocável colocado frente a frente com o rei inimigo. A posição tornou-se tão asfixiante que acabei por ter mate poucos lances depois.

5ª ronda - Bruno Horácio Alves (1165)  0 - 1  Francisco Assunção (1506)



No mesmo dia deu para fazer mais 2 jogos. Frente ao jovem sub-16 Bruno Alves, em pouco mais de 10 minutos dei um mate muito simples, com um jogador "doutro campeonato"

6ª ronda - Francisco Assunção (1506)  1 - 0  José Pedro Moreira (1251)


Com José Pedro Moreira não foi menos difícil. O lance que gastei mais tempo (cerca de 10 min) foi o 10. Bd5. Não por ser dificil, mas por haver muitas hipóteses. Pensei em Bxf7, Qe2 Re1, Qd5 e Bd5. Todas parecem ganhar material. Vi que Qd5 ganhava a torre mas preferi comer o cavalo que a torre. Tudo isto porque via um bispo um cavalo e talvez uma dama em h4, apontada ao meu simples roque. Preferi jogar pelo seguro e dei-me bem. Com uma distracção, o meu adversário deu-me a dama, e com a classe do 17. Bxh7+ iniciei uma sequência imparável de mate em 6.

9ª ronda - Alexander Cardoso (1714)  0 - 1  Francisco Assunção (1506)



Na última quinta-feira à noite, joguei com Alexander Cardoso, um dos jogadores que até então parecia em melhor forma. No início desenvolvi as peças em direcção ao roque inimigo, deixando espaço para o meu adversário, na minha ala da dama. Depois da saída do meu bispo das casas brancas, a diagonal a4-e8 ficou frágil, e fiquei admirado do meu adversário não ter explorado essa debilidade. A partir do lance 12...e5, as pretas têm vantagem e dizem ás brancas que 11.b4 foi perda de tempo. A partir do momento que entrei com a torre em d3, o jogo já está perdido para as brancas e o resto era uma questão táctica, e felizmente não falhei absolutamente nada.

8ª ronda - Francisco Assunção (1506)  1 - 0  Tiago Pereira (1228)



Com o meu colega de clube Tiago Pereira, joguei a Alapin para tentar surpreender a sua ainda imatura siciliana. O Tiago até se foi safando bem, até ter oferecido uma peça de forma quase óbvia com 15. Bh6?. A partir daí não demorei a concretizar a vantagem de forma tranquila.

7ª ronda - José Pedro Miranda  1/2 - 1/2  Francisco Assunção



No meu último jogo (este jogo foi adiado para o último dia por indisponibilidade do meu adversário), joguei com o José Miranda, já a saber que me bastava um empate para ser campeão. Apesar de tudo, nunca joguei para o empate, e joguei duma forma flexível para tentar arrancar uma posição favorável. Ao fim de poucos lances, a posição ficou tão fechada, que era necessária uma grande originalidade para criar um plano com algum fundamento. Propus empate, e o meu adversário concordou comigo e aceitou.

Com tudo isto e após uma performance de 2002 pontos de elo, acabei por me sagrar o novo Campeão Distrital sub-20. Ora, se me perguntarem, nem eu estava a espera disto e achava até que o pódio até seria um pouco puxado para as minhas expectativas. Espero que a minha repentina boa forma seja sinal de evolução e não de inspiração momentânea. Com este prémio, acabei por desde já garantir o apuramento para a final do próximo ano, juntamente com 66 (!) pontos de elo que irão ser amealhados já em Maio. Ora, se na 3ª divisão estou a ganhar 32 pontos quando faltam 2 jogos, neste momento tenho um elo virtual de 1604, o que já é uma grande subida.

Uma nota para as prestações dos meus companheiros, José Pintor confirmou a boa forma do apuramento e sagrou-se Vice Campeão sub-16. Hugo Gomes foi 5º nos sub-14, António B. Pintor foi 6º e Diana Ribeiro 9º nos sub-18. A última sagrou-se também campeã feminina. No meu escalão, João Pintor foi 9º, e Tiago Pereira 7º. Existe uma grande probabilidade de todos os que não têm conseguirem Elo FIDE já em Maio.

O próximo jogo é o da 4ª ronda da Taça AXP, que foi adiado para 18 de Março.

3 comentários:

Paulo Topa disse...

Boa cena. Os meus parabéns. Vamos lá que ainda há mais dois "ossos" duros para "roer"-

Hugo Soares disse...

Tás em grande pah, eu sempre tinha razão ;)

Rui Miranda disse...

Sinceros parabéns pela vitória alcançada e votos que continues sempre a evoluir.