sábado, 26 de março de 2011

Nacional da 3ª Divisão - 6ª ronda

AC Alfenense 1.5 - 2.5 Profigaia Chess

Francisco Assunção (1519)  1 - 0  Carlos Pereira (1988)
António B. Pintor (1499)  1/2 - 1/2  Bruno Figueiredo (1967)
José Pintor (1397)  0 - 1  João Pedro Ferreira (1711)
Tiago Pereira (1228)  0 - 1  Nuno Maio (1551)



Nesta antepenúltima ronda do Nacional, defrontamos a equipa do Profigaia. Um pouco desfalcados, devido à indisponibilidade do Hugo Soares foi por pouco que não conseguimos uma surpresa.
No meu jogo, já ia com quase com total certeza que o meu adversário jogaria a siciliana, pois praticamente todos os jogadores do Profigaia apreciam esta abertura. Não estudei nada de especial sobre aquilo que joguei mas mantive sempre alguma iniciativa, e o jogo foi sempre equilibrado. De alguma forma ainda me sinto um pouco inseguro frente a siciliana, quando esta é jogada por boas mãos e daí a minha escolha. O mal foi que bem cedo entrei em apuros de tempo. No momento em que dei a qualidade já tinha menos de 10 minutos, daí que tenha falhado aquela simples táctica. Mesmo assim, consegui arranjar compensação e a sua vantagem nunca foi clara de todo. A partir daqui o jogo foi muito intenso e já quando me faltavam pouco segundos no relógio, fiz um lance em que acabaria por perder o jogo automaticamente, em 2 lances. 39. Nxf5? devia ter sido respondido com Qg4+ seguido de Qxf5 que ganha um cavalo limpinho. O meu adversário já com um mate em mente jogou Rg6+ e deu uma torre limpinha. A partir daqui, o meu adversário até me ofereceu empate, o que obviamente recusei. Tudo porque segundo consta, algum dos jogadores do Profigaia teria que ir embora até às 18h30, e como já passava, o meu adversário teve de desistir numa posição já perdida. Foi mais uma vitória tirada a ferros, com alguma sorte à mistura. 
Foi pena que o resultado colectivo não fosse o melhor. O primeiro jogo a acabar foi o de Tiago Pereira, que desde cedo teve com uma peça a menos e não ofereceu grande resistência. De seguida António B. Pintor e Bruno Figueiredo empataram na seguinte posição: 
António, de pretas jogou cxd6. Durante o meu jogo, olhei para o lado e pensei no quanto espectacular seria Nxh2?! E logo que foi acordado o empate discutimos esse lance. Mas infelizmente as brancas têm Qd5+ Kh8 e Rf2!. As pretas não podem tomar a torre devido à ameaça de mate na última fila. Teriam de fugir com a torre, e o cavalo caía. O jogo prosseguiu com cxd6 Qd5+ Rf7 Qa8+ Rf8 Qd5+ e repetição de lances, quando segundo uma ligeira análise no Chessmaster, dá ligeira vantagem de -0.8 para as pretas.  O Chessmaster sugere na posição acima c6!?, um lance que parece evitar o perpétuo, e que seria muito difícil de encontrar. Por fim, José Pintor em vantagem de um peão, falhou uma táctica que levou a que perdesse a dama. O resultado acabou por ser justo e força-nos a conseguir pelo menos um empate no próximo e derradeiro jogo de amanhã com o GX Porto C.

Classificação à entrada para a última ronda:


Sem comentários: