sábado, 26 de junho de 2010

Distrital de Semi-Rápidas Individual

Hoje disputou-se em Gaia o Distrital de Semi-Rápidas Individual. Desta vez o objectivo para mim dificilmente poderia passar pela obtenção de um prémio, devido ao bom nível que apresentaram os atletas presentes. Parti assim em busca de um lugar honroso e de uns pontos extras de elo FPX de semi-rápidas.

1ª Jornada - Hernâni Alves 0-1 Francisco Assunção

O meu adversário explorou a abertura 1. f4 à qual respondi com o gambito 1...e5. A partida prosseguiu da seguinte forma.
Com Bf2+! ganhei a dama ao meu adversário que rapidamente tratou de me oferecer as restantes peças. A partida ainda durou mais uns lances e o mate apareceu naturalmente.

2ª jornada - Francisco Assunção 1-0 André Ventura de Sousa

Nesta partida o meu adversário, campeão nacional de sub-10 começou extremamente bem ganhando um peão na abertura. Até que cometi um erro.
Nesta posição joguei Ne5, confiante que iria ganhar o peão de c4. O que não vi foi Rxe5! Perdi uma peça e a posição parecia desesperada. Até que o meu adversário cometeu também um erro nesta posição.

Aqui o meu adversário jogou Qd7? ameaçando o peão de h3. O que ele provavelmente não viu foi que eu tinha e4 com duplo ataque à torre de g5 e ao cavalo de d5. O meu adversário, jogando de forma demasiado célere, optou por responder com Qxh3 e ganhei a torre com Qxg5. De seguida ao ganhar a torre estava com uma ameaça tripla em 3 peças! O bispo, o cavalo e a dama estavam ameaçados. Ganhei mais uma peça e prossegui para um final fácil com uma torre a mais.

3ª Jornada Emanuel Luís Sousa 1/2-1/2 Francisco Assunção

Neste jogo joguei pela primeira vez na minha carreira 1.e4 e5 em jogos oficiais. O jogo prosseguiu numa variante escocesa e as trocas foram se sucedendo. Pelo meio consegui ganhar um peão chegando a um final de torres nesta posição

Como não vi qualquer tipo de progressão no meu jogo, propus empate que foi aceite com naturalidade. Aqui as brancas podiam jogar Rg6 ameaçando o peão de g7 e a única maneira de o proteger era com Rg8. De seguida a torre voltava para c6 e ocorreria uma repetição de lances.

4ª Jornada Francisco Assunção 1-0 Nuno Seabra

Neste jogo acerta altura assistiu-se à seguinte posição.
Aqui as pretas tinham acabado de fazer roque até que chegou o meu momento de inspiração com Rxf7! Devido à ameaça Rxg7+, as brancas não têm melhor do que tomar a torre. Assim se seguiu Rf1 e recuperei a torre de volta. O jogo prosseguiu com Kh8 Rxf7 Qc1+ Rf1 Qg5 Rf8#.

5ª Jornada - Francisco Assunção 0-1 José Miguel Margarido

Neste jogo o meu adversário sacrificou um peão para conseguir penetrar com sucesso no meu algo frágil roque. A estocada final foi dada nesta posição.

Tinha acabado de jogar Be3 para tentar trocar os bispos e tirar força ao ataque das pretas. Mas aqui as pretas têm o brilhante lance Bxh2+! A partida prosseguiu com Rxh2 Rg6+ e aqui não podia jogar Kh1 sob pena da ameaça Qxf3+ seguido de mate. Larguei a torre, e a desistência não demorou.

6ª Jornada Fernando Nora 1-0 Francisco Assunção

Neste jogo joguei a abertura francesa e um erro de cálculo custou-me uma torre e a partida. Por momentos pus uma torre a atacar a dama do meu adversário, pensando que ela estava protegida. Tudo não passou de um "fantasma" e acabei por dar uma torre sem compensação.

7ª Jornada - Francisco Assunção 1-0 Pedro Guimarães

Este jogo foi extremamente semelhante ao que tivemos no Torneio Aberto da Fontes. Curiosamente o meu adversário caiu num erro semelhante a um outro que já havia cometido.

Nesta posição as pretas jogaram Bf6 atacando a dama. O lance natural seria mover a dama mas aqui mais uma vez inspirei-me e joguei Bxf7+! Seguiu-se Kxf7? Qd5+ ganhando a torre. O jogo prosseguiu, fui trocando peças, e venci naturalmente.

8ª Jornada - Rui Manuel Silva 1/2-1/2 Francisco Assunção

Neste jogo, um erro na abertura custou-me uma peça por peão. Mesmo assim o jogo prosseguiu e montei alguma pressão no flanco do rei. O meu adversário, com uma peça a mais ofereceu-me empate e decidi recusar devido às hipóteses de ataque que encontrei por ter o minha coluna g semi-aberta para além disso o meu adversário tinha 5 minutos a menos que eu o que também ajudava. O jogo prosseguiu e o meu ataque ao rei branco foi bastante fraco. Até que chegamos a seguinte posição.


Nesta posição, jogam as pretas e, de forma inexplicável, o meu adversário ofereceu-me, de novo, empate.
Não é difícil de ver que as brancas estão em grande vantagem, devido à ameaça Nxf6+! O meu adversário nem sequer viu este lance e teve medo do meu hipotético ataque no flanco g com as duas torres. De referir também que o tempo contava cerca de 5 minutos para o meu adversário e cerca de 11 minutos para mim, tempo mais que suficiente para o meu adversário escolher a forma mais acertada de terminar a partida. O empate para mim, nas circunstâncias que ocorreu, foi extremamente positivo.

Terminei assim com 5 pontos em 8 possíveis. Acabou por ser um resultado razoável se pensarmos nos adversários que tive de defrontar e nas situações que ocorreram nos jogos. A classificação será publicada quando estiver disponível. Uma nota ainda para alguma falta de rigor que houve nos emparceiramentos. Como houve uns erros na confirmação das inscrições, os jogadores foram dispostos, num torneio suiço, praticamente de forma aleatória. Na minha óptica esta foi uma atitude incorrecta, uma vez que este torneio, presumo eu, deverá contar para elo FPX de semi-rápidas. Num torneio em que o árbitro Martinho Cardoso pautou-se pelo rigor que impôs aos atletas ao nível do comportamento, não deixando sequer que fossem analisadas partidas com jogos a decorrer, pedia-se por parte dos jogadores também rigor no capítulo dos emparceiramentos feitos pela equipa de arbitragem.

Amanhã prosseguirá a competição mas em formato por equipas. Pelo AC Alfenense, irão jogar duas equipas: Equipa A: José Pintor, António A. Pintor, Francisco Assunção e António B. Pintor; Equipa B: João Pintor, Diana Ribeiro, Tiago Pereira e Hugo Gomes.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom, eu tambem lá estive a jogar e sinceramente nao era capaz de reproduzir as jogadas que fiz nos meus 8 jogos.
Posso saber como consegues fixar todas estas posiçoes?

Anónimo disse...

Bem algumas não tenho bem a certeza que fossem exactamente estas as que joguei, como por exemplo no jogo que fiz com o André Ventura de Sousa. relativamente ao posicionamento de alguns peões no flanco da dama. Mas a ideia dos lances que fiz é a mesma dos que são mostrados, e a minha boa capacidade de memorização também ajuda. Obrigado pelo comentário, mas agradecia que se identificassem.

Francisco Assunção

Anónimo disse...

Em relação ao jogo com o Pedro Guimarães, agora que percebi que Qd5 logo em vez de Bxf7+ ganharia uma torre devido à dupla ameaça de mate. Acabei por escolher um lance sub-óptimo quando tinha um lance óptimo, contudo não influenciou em muito o resultado do jogo.

Francisco Assunção