domingo, 16 de janeiro de 2011

Campeonato Nacional 3ª Divisão - 2ª Ronda

Foi hoje dado o tiro de partida para a Campeonato nacional da 3ª divisão, pelo menos no que toca ao AC Alfenense, que folgou na primeira jornada.

AC Alfenense 0.5 - 3.5 GX Porto IV


Francisco Assunção (1505) 0-1 Nuno V. Sousa (1742)
Hugo Soares (1537) 0-1 André Ventura Sousa (1607)
António B. Pintor (1499) 0-1 Álvaro Brandão (1730)
José Pintor (1397) 0.5-0.5 Rui Wang (1565)

Apesar do nosso adversário ser a equipa D do GX Porto, é de realçar que na jornada anterior havia batido  a equipa C o que demonstrava que esta equipa tem qualidade. Para além do mais, esta equipa juntava 3 jovens em ascensão, à experiência de Álvaro Brandão. A tarefa era complicada. Vamos ao meu jogo.


O meu jogo foi bastante equilibrado, e com incerteza do resultado até bem perto do fim. A começar pela abertura, escolhi d4 porque imaginava que o meu adversário tivesse algo preparado para um possível e4. No início demorei a por o cavalo em c3 com o objectivo de evitar Bb4 e a defesa nimzo-indian, que já sabia que o meu adversário apreciava. O jogo abriu quando as pretas arriscaram e jogaram 14. f5?! Pareceu-me um lance demasiado ofensivo, uma vez que acabou por dar a casa de e5 para o meu cavalo. O lance 15. Bb5! tem exactamente esse propósito de remover o cavalo de d7 para que o meu cavalo se aloje em e5. O jogo manteve-se equilibrado, sempre com iniciativa de parte a parte. O lance 43. Kf6! de certa forma me desorientou porque não estava a espera. A partir daí tinha a volta de 15 min no relógio e quis simplificar o jogo. O lance 45. Qxd6+?!, apesar de bonito, é pouco eficaz e deita tudo a perder. 45. Qb8 seria um lance que punha a dama a tomar conta da última fila e impedia que as pretas tocassem nos meus peões centrais. A posição do rei preto tornar-se-ia mais vulnerável e o jogo mantinha-se equilibrado. A partir daí o jogo não teve grande história.

Quanto aos outros jogos, Hugo Soares e António B. Pintor, com algumas distracções perderam, enquanto que José Pintor arrancou um empate  por distracção do adversário, num final semelhante aquele em que eu venci ainda a pouco tempo Rúben Freitas em Dezembro no Apuramento de Jovens, ou seja, 2 peões contra torre. O resultado acabou por ser, de alguma forma, o esperado, e demonstrou que ainda teremos de suar para conseguir a manutenção desejada. Na próxima semana teremos um adversário directo nessa luta, o Clube Milllenium BCP.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa partida!

Os vigorosos do GXP continuam a ser tramados ;)


parabéns pelo blogue!

Francisco Assunção disse...

A vingança será fria e cairá sobre a equipa C ;)

Obrigado pelo comentário :)