quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

VI Arte da Guerra - 2ª ronda

2ª Ronda - Francisco Assunção 1505 (4)  1-0  Luís Dias 1497 (9)





Neste jogo, previa um jogo rápido, não pela incapacidade do meu adversário, mas mais porque Luís Dias não tem muito o hábito de pensar durante largos minutos. Joguei d4 com o objectivo de prolongar a pressão no centro de uma forma mais contínua, evitando surpresas na abertura e alguns "flashes" tácticos que o Luís por vezes consegue fazer. A abertura correu sem grandes complicações. Chegados ao lance 12, acabei por abrir a coluna f, adiando ou mesmo talvez hipotecando o meu possível roque. Mesmo assim a compensação que eu teria, acabaria por ser um bispo mau para o adversário, e uma coluna f para possíveis ataques. O que não esperava foi que o meu adversário me oferecesse a dama! Após alguns risos e a desistência do meu adversário, Luís revela-me a sua ideia: 13. Bxc4 Qh4+ 14. g3 Qe4 e as brancas parecem muito mal. Isto seria um grande sonho, mas era se eu estivesse a dormir, coisa que, por acaso, não aconteceu. Já agora, admito que o 1º lance que me veio a cabeça foi 13. Bxc4 mas não demorei muito a perceber a "tragédia" e nem pensei duas vezes :). Na próxima jornada parece que as coisas já serão mais a sério, e defrontarei Carlos Ribeiro de pretas, um dos candidatos ao apuramento.

Classificação actual:

1º Hugo Soares 2 pts
2º Francisco Assunção 2 pts
3º André Martins 2 pts
4º Carlos Ribeiro 2 pts
5º Jorge Dias 2 pts
6º José Pedro Cachorreiro 1 pt
...........

1 comentário:

Hugo Soares disse...

Mais um jogo dificílimo xD