quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

VI Arte da Guerra - 3ª ronda

3ª ronda - Carlos Ribeiro 1704 (7)  0-1  Francisco Assunção 1505 (4)

Na ronda anterior deste torneio tinha avisado que ainda não tinha tido tempo para aquecer, porque os jogos até à data, tinham sido bastante fáceis. Na preparação para este jogo, sabia que ia defrontar um adversário complicado, com chances de constar num dos lugares ao apuramento. Preparei algo para jogar frente a um e4 do meu adversário, e fiquei muito surpreendido com a escolha do meu adversário do ataque Trompowski que usou. Mesmo assim sabia os lances base, sabia que 2. Ne4 era uma resposta muito dinâmica, e a partir daí improvisei. Dei-me bastante bem com a abertura, e ganhei alguma iniciativa desde cedo. Muito motivado pelos lances 6. Bb5? e 7. Bxd7??. O facto das brancas terem trocado os bispos das casas brancas, fortaleceu o meu cavalo de e4. Para além disso foi trocado um bispo bom das brancas por um bispo meu que  praticamente não tinha para onde ir. 6. Bd3 era muito melhor. No final ainda desenvolvi mais um cavalo para d7, e ao lance 8, praticamente que jogava de brancas e tinha a iniciativa de jogo. 

A partir daí decidi liquidar as hipóteses de contra-jogo das brancas. Troquei as damas e o meu bispo pelo cavalo de a3, para que as brancas não pudessem explorar o quadrado b5 com alguma dessas peças. O jogo transformou-se num empate teórico em que faltavam fragilidades que pudessem ser exploradas de parte a parte. As brancas decidiram arriscar para tentar vencer com 22. c4?! No momento em que o meu adversário  jogou este lance, olhou para mim com cara de quem pensa que finalmente ganhou alguma vantagem, mas eis que encontrei uma táctica fantástica, que na realidade já tinha sido prevista a alguns lances atrás, com o grande lance 23....cxb3!! Adorei este lance. "Ofereci" uma torre e um cavalo em que nenhum deles podiam ser comidos sob pena de desvantagem material. O engraçado é que qualquer lance que não fosse este, daria em desvantagem para as pretas. Aparentemente parecia que o meu peão de c estava cravado, o que torna este lance ainda mais "irreal". O meu adversário não pensou nele e acabou por ser decisivo. A partir daí deu para cometer algumas imprecisões e controlar minimamente o rumo dos acontecimentos da melhor forma que consegui. As linhas que falhei podem ser vistas no jogo com alguma análise. Como curiosidade, fiz este jogo no dia em que pela primeira vez ultrapassei os 2300 de rating do Tactics Trainer do Chess.com. O que não vale ter o olho apurado para este tipo de lances ;)

Esta vitória pode bem ser uma vitória importante na decisão deste torneio. Na próxima ronda defrontarei de brancas, o meu colega de clube Hugo Soares que segue isolado juntamente comigo no topo da tabela. Mais um combate "fraticida" , a fazer lembrar a edição do ano passado.


Classificação Actual:


1º Hugo Soares 3 pts
    Francisco Assunção 3 pts
3º Carlos Ribeiro 2 pts
    Jorge Dias 2 pts
    José Pedro Cachorreiro 2 pts
    André Martins 2 pts
    Fernando Azevedo 2 pts
    André Costa 2 pts
    Hugo Moreira 2 pts
    Luís Dias 2 pts
    Rui Miranda 2 pts
...

Sem comentários: