sábado, 18 de fevereiro de 2012

Final Distrital Jovens sub-20

Actualizado - 25 de Fevereiro - Decorreu durante a última semana a Final Distrital de Jovens. Em geral, e um pouco por todos os escalões notou-se um nível bastante fraco, com vários jogadores bastante cotados a abdicarem da participação. Foi o caso dos sub-20 em que me apresentei com 1º na lista, e com clara intenção de renovar o título conseguido na época passada...

Logo no sábado joguei com o Rúben Freitas, um dos jogos mais exigentes que teria. Desde cedo que assumi a despesa do jogo preparando todas as peças para o culminar da posição ao lance 15 com f5. A partir daqui sentia tudo perfeitamente a meu favor, com o cavalo de g6 a ser um verdadeiro osso na garganta do rei. A partir de 18.. e6 parecia que o osso se ia soltar. E foi aí que comecei a gastar tempo com o jogo claramente a complicar, apesar de me sentir em vantagem, já que todos os lances que fiz me pareceram lógicos...Infelizmente não encontrei a melhor sequência, falhei 21. Rxf5! que manteria a minha leve vantagem de +0,8, quando rapidamente passou para -2...A partir daí já podia bem ter o jogo perdido mas rapidamente as pretas não aguentaram a pressão de estar com a vitória tão perto que a deixaram fugir...Ora pode-se dizer que tive alguma sorte, o meu adversário devia ter encontrado a sequência correcta, tal com eu podia ter encontrado 21. Rxf5...Apesar de apenas 26 lances, acabei com cerca de 30 minutos, o que quer dizer alguma coisa...

No mesmo dia joguei também joguei com a Joana Ferreira. Com a um pouco incomum defesa Petroff, joguei a simples "main line" e assumi alguma vantagem, fruto das pretas nunca terem planeado d5, como devem nesta abertura. Após um erro de cálculo foi-me dado mate, num jogo bastante tranquilo...

No domingo, não sei porquê mas estava com espírito para fazer sacríficios posicionais. Prova disso é o aparentemente imperceptível 15. Ne5?! Ofereci um peão que na verdade não está dado, porque tanto os peões de e6 como o hipotético em e4, estão extremamente fracos, e a qualquer momento poderia pressioná-lo para o tomar. O jogo prosseguiu numa batalha táctica que previa que baralhasse a cabeça ao meu adversário. Para algumas questões que envolvessem tomar em d4, as ideias ficam transcritas no jogo...


Nesse mesmo dia deu para antecipar mais 2 jogos contra 2 jovens do Vila D' Este. Realce para no jogo com o Hernani Alves, em que estava bastante pior se as brancas jogassem 8. Qxe5+ seguido de Qxg3. Naturalmente estava a jogar relaxado e praticamente "ao toque" para além de saber bem que o jogo seria um passeio...


Na segunda-feira, mais dois jogos muito acessíveis sem grandes sustos.

No mesmo dia, um jogo de um nivel um pouco superior frente a Wilson Soares. Após um desenvolvimento um pouco lento das brancas com 5. Nc5?!; 7. a3?? consegui garantir boa posição desde cedo. Com 14. Bd3 descobri um bonito táctico que me fez ganhar um peão...Com 16. Ne5? ganhei outro, e foi com essa vantagem que parti para o final. A partir do 27... e5 o jogo não teve mais história...

Na passada quinta-feira tive aquilo que se pode chamar de jogo do título. Tinha a vantagem de bastar um empate para garantir o título, por isso passaria por ter uma posição sólida. A escolha da defesa Alekhine foi algo que me surpreendeu. Como habitual, segui a "main line". A partir de e6, fiquei um pouco confuso, e assim assumi uma posição dinâmica, mais do que sólida com uma debilidade em e5. Prova da posição dinâmica que pretendia é o 17. O-O-O. Parece estranho pôr o rei tão exposto, mas a verdade é que necessitava do rei para " deitar olho" ao peão de a2, enquanto as torres lutavam pela coluna d...Tal roque seria impossível caso as damas ainda estivessem em jogo, ou até se as pretas ainda tivessem o bispo das casas pretas...O jogo prosseguiu de forma bastante complicada, o que me levaram a gastar bons pedaços do meu tempo...Parece-me que ganhei uma leve vantagem quando consegui trocar o bispo pelo meu cavalo, já que o bispo das casas brancas podia atacar as debilidades em c6 e e6. Após um verdadeiro fantasma que as pretas viram com 29. a5??, ganhei forte iniciativa e poderia facilmente ter arrumado com a questão. Era preciso que tivesse um pouco mais calma para encontrar 36. Bh3! seguido de Bg2! atacando a torre que estava a segurar o cavalo. Felizmente o final manteve-se ganho, apesar de ter acabado com cerca de 13 minutos...

Resumindo, e com 9 pontos em 9 possíveis, já me sagrei Bicampeão distrital sub-20, numa tarefa que se revelou bastante mais fácil em relação à do ano anterior...A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá amanhã...

5 comentários:

Paulo Topa disse...

É sobre o que poderia ser melhor no blog, admito que é uma coisa que me interessa a mim para melhorar o meu xadrez e, possivelmente, dos meus alunos: colocar nas análises às partidas o que foste pensando durante o jogo.
Espero que o Distrital te corra bastante bem.

Topa

Francisco Assunção disse...

Sim é verdade, eu tenho tentado pôr isso nos comentários, na janela do jogo. Em breve farei isso nos jogos do distrital. Nem sempre acho isso relevante, até porque não tenho feito análises "exaustivas",
e os jogos têm-se atropelado uns aos outros. Tentarei pelo menos fazer isso nos
mais importantes, como por o exemplo o jogo com o Ruben. Obrigado ;)

Hugo Soares disse...

Tá muito complicado isto tou a ver :p

Anónimo disse...

O jogo do Claudio Fernandes não está mal reproduzido?

Francisco Assunção disse...

@Anónimo: Não, o jogo com o cláudio foi assim mesmo. Caso algum lance esteja "imperceptivel" eu posso ajudar a explicar :)