quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

VII Arte da Guerra - 6ª ronda



E após cerca de 4 horas e um jogo intenso e cansativo, finalmente obtive o apuramento para a Final Distrital! O jogo agressivo das pretas desde cedo trazendo a dama para o centro, causou-me intensas dores de cabeça, que só se solucionaram quando o meu adversário, sem eu perceber bem porquê, desistiu. Brincadeira...o meu jogo de ontem durou menos de 5 minutos, quando por assuntos pessoais, o meu adversário pareceu-me visivelmente apressado. 
O que é certo é que já estou apurado para a fase final do Distrital, que virá em Julho, juntamente com Carlos Ribeiro que segue comigo na disputa pelo 1º lugar. Na última ronda defronto o meu colega de clube Afonso Duarte.

3 comentários:

Carlos Ribeiro (NXST) disse...

Só falta explicar porque o Rui Miranda colocou a Dama em c6, quando ao jogar comigo a levou para f5. Ainda dizem que no xadrez não existe o fator sorte...

Francisco Assunção disse...

Caro Carlos,

Caso tenha em mãos um qualquer programa de xadrez, perceberá que a diferença entre Dc6 ou Df5 é minima, e que portanto não foi um erro crasso para as pretas, já que de seguida a6 ou B/Cd7 manteria o jogo. É verdade que ultimamente me têm dado muitas peças, mas conforme poderá comprovar, em todas essas posições os meus adversários apresentavam-se francamente piores, e que de alguma forma, a pressão intensa a que estavam sujeitos poderá explicar esses erros. Não se trata apenas de esperar para que os erros acontecerem, é necessário pressionar para que eles aconteçam, e é isso que eu tenho feito. Por último, espero que o Carlos não esteja a tentar explicar a minha posição na tabela classificativa com aquilo que apelida de "fator sorte". Certamente que acompanhou as últimas 2 edições do Arte da Guerra...

Rui Miranda disse...

Estava de facto com um pouco de pressa mas não estava com TANTA pressa.... :)