quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

VII Arte da Guerra - 5ª ronda

Frente a José Pedro Cachorreiro, o meu "score" em lentas estava totalmente empatado, com uma vitória para cada lado e um empate, em anteriores encontros. No entanto foi a primeira vez que nos encontramos com eu a jogar de negras. Inspirado no jogo José Pedro Cachorreiro-Hugo Soares do último Arte da Guerra, joguei a Caro-kann, uma abertura em que já começo a ter bastante experiência. Na tentativa de combater o insucesso que ultimamente tem tido frente a esta abertura, o meu adversário optou pela variante das trocas, uma alternativa bastante simples e comum em que as pretas conseguem com alguma facilidade equilibrar desde cedo.
5. h3? foi a primeira imprecisão por parte das brancas, que optaram por perder um tempo de desenvolvimento para impedir que o meu bispo caísse em g4. Depois 10. b4? é mais um típico mau lance. b3 seria aceitável, mas melhor seria Nbd2 em que não poderia comer o peão já que Rb1 dá compensação suficiente às brancas. De seguida a troca do bispo das casas pretas pelo cavalo favorece as pretas já que o meu bispo que sobra é bem mais forte do que qualquer outro cavalo, atendendo à minha estrutura de peões em casas brancas. A minha vantagem desde aí que se fixou nos -0.3.
Após algumas manobras para colocar as peças no sítio certo, o jogo centrou-se a volta no domínio pelo quadrado c4. Com sucesso, consegui ao lance 25 colocar lá uma peça, que me dava garantias de um final vantajoso. Era uma questão de espremer a laranja até ao tutano. Ao lance 29 já garantia o ganho de pelo menos um peão, que se podia bem assumir com decisivo. O meu adversário partiu para um ataque ao meu roque e foi com bastante simplicidade que me defendi, aproveitando uma distração que lhe custou uma torre.
Com a vitória frente ao nº 1 do torneio, o caminho fica aberto para um lugar entre os dois primeiros lugares, faltando disputar 2 jogos. Na próxima jornada jogo com Rui Miranda de brancas.

Já este sábado, a atracção da tarde é o emocionante GXP A-ACA U , a contar para a Taça AXP. Certamente que a exibição não será pior que a do ano passado, em que o resultado foram uns naturais 4-0 ;)

Classificação actual :
1º Francisco Assunção 4,5 pts
Carlos Ribeiro
3º André Martins 4 pts
4º Rui Miranda 3,5 pts
5º Pedro Cachorreiro 3 pts
Afonso Duarte
Hugo Moreira
Carla Carneiro
André Costa
Nelson Coelho
Albano Moreira
....

3 comentários:

Rui Miranda disse...

O único voto até agora é meu e foi para a minha derrota... :)

Francisco Assunção disse...

Pah, nao quero ter um adversário resignado. Em todos os jogos que faço, desejo principalmente que seja um bom jogo, mais até do que seja eu a ganhar. Prefiro perder um jogo altamente, longo, cheio de truques e de emoção, do que ganhar um jogo em uma duzia de lances, porque assim chego ao final com a noção que não aprendi nada...votos de um bom jogo ;)

Rui Miranda disse...

É só para moralizar o adversário..... :)