terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Torneio Carnaval AXP

Francisco Assunção 1 - 0 José Pedro Antão
Francisco Assunção 1 - 0 Jorge Antão
António Caramez Pereira 0 - 1 Francisco Assunção
Orphe Bolhari 1 - 0 Francisco Assunção
Francisco Assunção 1 - 0 José Macedo Monteiro
Emanuel Luis Sousa 0 - 1 Francisco Assunção
Francisco Assunção 0 - 1 Lucas Silva
4ª ronda - 1ª mesa - Orphe Bolhari 1 - 0 Francisco Assunção

Na passada terça-feira, houve tempo para fazer uma pequena pausa no distrital de Jovens e aproveitar a embalagem para jogar semi-rápidas (15m) no torneio de Carnaval da AXP. 
Curiosamente nos dois primeiros jogos a abertura foi a mesma. Se o "neto" Antão optou por uma escandinava com Bxf3 mas rapidamente perdeu o controlo da partida, o "avô" Antão optou pela mesmo variante mas obteve uma boa posição. Com os apuros de tempo, as pretas arriscaram a tentar jogar pela vitória quando eu tinha oferecido empate. Como resultado acabaram por dar mate 5 segundos depois, numa sensação que não deve ter sido nada agradável para o meu adversário...
Na 3ª ronda enfrentei António Caramez Pereira, um dos 2 jogadores com elo superior a 2000 presentes no certame. Optei por um estilo de jogo tremendamente agressivo com uma índia de rei em  que consegui uma estrutura de peões do género e4-f5-g5-h4 com O-O. As brancas defenderam-se relativamente bem, no entanto não conseguiram qualquer iniciativa na ala das damas. Deste ataque sobrou-me a vantagem de um peão para um final de torres, para além de algum tempo a mais. Numa posição que me parecia empatada em que me sobrava apenas uma torre para cada um, um peão meu em b3, o meu rei em a3 e o rei adversário em b1, acabei por ganhar por tempo...
Na ronda seguinte, com o nr. 1 do torneio, Orphe Bolhari, mais uma vez, e tal como aconteceu em Santo Tirso quando nos haviamos defrontado, consegui uma excelente posição. Defendi-me bem na sólida Caro-Kann de tal forma que numa posição tremendamente superior, o final parecia fácil de ganhar com 2 peões de vantagem, um deles passado e o rei branco tremendamente exposto. Pena foi que sobrasse pouco tempo no meu relógio e me tenha baralhado acabando por dar a dama de forma bastante inglória. Pouca sorte...
Na 5ª ronda, com José Macedo Monteiro, beneficiei de um erro táctico do meu adversário, para ganhar uma torre quando estava autenticamente encostado cá atrás. Na 6ª ronda, com Emanuel Luis Sousa, rapidamente e desde a abertura ganhei impeto e fui ganhando material com alguma naturalidade. Por fim, frente a Lucas Silva joguei d4, e enfrentei a eslava com o Bb7. Num erro crasso num final de damas, ofereci um peão e imediatamente o jogo numa posição que já era dificil de se segurar...
Como resultado, fiquei em 4º lugar, o habitual "primeiro dos últimos". Ficou a ideia de que consegui dar o meu melhor frente à forte concorrência que encontrei...
Venceu Lucas Silva, seguido de Orphe Bolhari e Jorge Antão. Mais pormenores, aqui, com galeria fotográfica da autoria de Afonso Duarte aqui.

Sem comentários: