terça-feira, 13 de julho de 2010

5ª Jornada do Distrital Individual Absoluto

Decorreu ontem mais uma jornada do Distrital Absoluto, e o meu adversário desta vez foi Fernando Carvalho, atleta do GX Porto.

5ªJornada-Fernando Carvalho 1549(17) 0-1 Francisco Assunção 1467(22)


O meu adversário optou por uma variante pouco comum no jogo de peão de dama, teoricamente equilibrada. Contudo a partir de 18.Ne4 as pretas parecem ter alguma iniciativa, dado que vão ganhar um peão do roque, posicionando bem um cavalo, em troca do frágil peão de d5. 
O jogo prosseguiu até que o meu adversário jogou 20. Bc4?! É óbvio que aqui vi que podia tomar a torre de f1 mas pensei logo nos múltiplos ataques que podiam sair do lado das brancas. Segundo a análise que fizemos posteriormente, Após 20....Nxf1 21.Nxg5! levaria a um ataque muito forte que era muito complicado de controlar. Eu imaginei logo esse ataque, e preferi ver-me livre daquele cavalo de f3. De seguida acabei por errar. Quando o meu adversário joga 21.Rb5 deveria ter jogado imediatamente 21.Qc6 atacando o bispo e posteriormente ganhando uma peça. A partir daí o jogo prosseguiu praticamente empatado. Até que a certa altura o meu adversário joga o lance 25. Bd1. Aqui rapidamente percebi que ele tinha deixado encurralada a torre de f1. Mas surpreendentemente haveria forma de salvar esta torre com 26.Bh5! atacando a dama, oferecendo a troca e abrindo espaço para a torre fugir. A partir daí o resto foi história, e nunca mais perdi a vantagem que tinha.

Com esta vitória saltei para o grupo dos 13º com 2.5 pontos em 5 possíveis. Na próxima e penúltima jornada defrontarei o jovem André Mateus de brancas, numa possível re-edição do jogo que tivemos no distrital de semi-rápidas por equipas. Espero que o resultado seja o mesmo :P.

Sem comentários: