domingo, 4 de julho de 2010

1ª Jornada da Final do Distrital Absoluto

Arrancou na sexta-feira a Final do Distrital Absoluto a decorrer no Museu do Vinho do Porto. Após alguns minutos de espera, tomamos conhecimento do emparceiramento para a primeira ronda para os 30 jogadores participantes.

Fernando Nora 1892 (7) 1-0 Francisco Assunção 1467 (22)
Neste jogo, o meu adversário usou a abertura inglesa, à qual eu respondi com a variante de dragão invertida. Assim para alguém que estivesse reconhecida com os planos base destas aberturas, parecia que eu estava a jogar de brancas contra uma siciliana do meu adversário. Aqui fica o jogo para verem.


Neste jogo, na fase inicial, preocupei-me em travar alguma iniciativa que houve por parte das brancas, correspondendo com um sólido roque do lado da dama. Pelo meio tive tempo para subir os meus peões e encontrei uma chance de ataque. Contudo antes de consumar o ataque, tive o brio de jogar um lance que tem tanto de retrógrado como de eficaz. 26...Na8! bloqueia completamente os ataques das brancas, e permite à dama partir para o ataque. Caso prosseguisse com 26...Bh3? seguir-se-ia 27. Na6+! bxa6 Qxc7 e penso que daria em perpétuo. O jogo prosseguiu segundo o meu plano e as brancas foram-se defendendo bem. Até que Fernando Nora cometeu um enorme erro ao jogar 33.f3? seguiu-se 33...Rh2+ 34. Ke3?? Aqui as brancas com dois erros consecutivos deitariam tudo a perder, e nesta posição não consegui vislumbrar que as brancas, já em apuros de tempo, me ofereceram um mate em 2 que seria brilhante.

Aqui as pretas deveriam jogar 34...Qf4+!! um sacrifício de dama impressionante que levava a 35. gxf4 gxf4#/exf4#. Aqui se vê que f3 foi um grande erro das brancas porque, ou haveria mate para as pretas, ou se perderia esse peão com um ataque muito forte. É importante dizer também que este erro foi motivado pelos poucos minutos que as brancas já tinham no relógio. O jogo continuou e perda do domínio da coluna h significou uma derrota rápida. 

Acabou por ser uma derrota bastante amarga por questões óbvias. Contudo, por essa hora, já nos deveríamos ter aproximado da meia-noite e por isso seria natural que os neurónios já não trabalhassem muito bem.

Espero recuperar já na segunda-feira, onde irei defrontrar Nuno Messeder Ferreira, desta vez de brancas.

2 comentários:

Anónimo disse...

De facto assim custa perder, depois de se ter a hipótese de dar mate em 2 lances!
Quase que apetece desistir do xadrez, não Francisco? Pelo menos quando eu cometo erros graves fico com vontade de deixar de jogar mais xadrez...aposto que quando acordaste no dia seguinte tudo te pareceu um pesadelo...

Anónimo disse...

Muito pelo contrario! Sao estes erros que me vão fazer evoluir e dificilmente espero não voltar a falhar um mate em 2, pelo menos em lentas :). Eu sempre levei o xadrez na desportiva. Tudo não passa dum jogo, umas vezes corre bem, outras mal. Erros levam a vitórias. Tudo bem q ngm gosta de perder mas sao derrotas q nos fazem evoluir. Obrigado pelo comentário mas agradecia que se identificassem

Francisco Assunção