domingo, 4 de julho de 2010

Distrital de Rápidas Colectivo e Individual

Decorreu no passado sábado, em Vila das Aves, o Distrital de Rápidas colectivo e individual. De manhã, na etapa colectiva, a minha equipa assim se constituiu: AC Alfenense A: Francisco Assunção. Hugo Soares, António Bastos Pintor e José Pintor.

Os nossos resultados foram os seguintes.

AC Alfenense B 0-4 AC Alfenense A
AC Alfenense A 1-3 GD Dias Ferreira A
AC Alfenense A 2.5-1.5 AP Vila d'Este B
AX Gaia 3-1 AC Alfenense A
AC Alfenense A 2.5-1.5 GD Dias Ferreira B
AP Vila d'Este A 0-4 AC Alfenense A
NX Santo Tirso 3-1 AC Alfenense A

A classificação final foi a seguinte.
Acabámos num 5º lugar, um pouco abaixo daquilo que seríamos capazes. Contudo, o nosso único mau resultado foi com o NX Santo Tirso, para o qual contribuiu um erro de cálculo meu no meu jogo com o Hugo Moreira. Teríamos assim a capacidade de chegar ao pódio, dado que até conseguimos vencer a equipa que se colocou no 3º lugar.

Já na parte individual, à tarde, os participantes foram colocados em séries, de acordo com o Elo dos jogadores. Os participantes jogaram assim num sistema de todos contra todos dentro da sua série.

Assim os jogos foram os seguintes.

Júlio Silva 0-1 Francisco Assunção
Francisco Assunção 1-0 Nuno Seabra
Paulo Topa 0-1 Francisco Assunção
Francisco Assunção 1-0 Irina Oliveira
Rui Pedro Gonçalves 0-1 Francisco Assunção
Francisco Assunção 1-0 Carlos Pereira

Nesta série, o destaque vai para a vitória que tive frente a Carlos Pereira, um adversário com 1988 de Elo Fide. No entanto foi uma vitória razoavelmente fácil, o que mostra que esta não é de facto a especialidade deste jogador. Já a vitória frente a Nuno Seabra revelou-se extremamente complicada. A meio do jogo resolvi trocar a minha dama por duas torres adversárias. No entanto acabei por perder uma das minhas torres e já com cerca de um minuto de ambos, tinha uma torre e 2 peões contra uma dama e um peão do meu adversário. Por sorte, o meu adversário colocou o rei alinhado com a dama oferecendo-a em troca da minha torre. Como já tinha um peão perto da promoção, acabei por ganhar facilmente o final. Pelo meio ainda venci Paulo Topa, elevando o meu "score" em encontros realizados para 3-1, o que já me dá uma bela margem de manobra. No entanto, o meu adversário mostrou-se resignado dizendo que a continuar assim o "score" passaria para cerca de 1000-1. Eu agradeci o elogio, mas este "score" só deverá ser aumentado para a próxima época.

Como é fácil de perceber, qualifiquei-me em 1º da minha série. Assim fui disputar a série dos primeiros para decidir os 8 primeiros lugares, onde tive os seguintes jogos.

Francisco Assunção 1-0 Pedro Miguel Mendes
Henish Balu 1-0 Francisco Assunção
Francisco Assunção 0-1 Simão Pintor
Tiago Manuel Neves 0-1 Francisco Assunção
Francisco Assunção 0-1 Miguel Ferreira 
Francisco Assunção 0-1 Fernando Nora
Alexander Cardoso 0-1 Francisco Assunção

Nestas partidas, numa série com bastantes jogadores mais cotados do que eu, consegui um bom 5º lugar em 54 jogadores presentes, consagrando-me assim Vice-Vice-Vice-Vice Campeão Distrital de Rápidas! Podem ver aqui a classificação completa. Algo curioso também foi que venci o primeiro, o do meio e o último jogo que disputei. O destaque vai para a minha vitória frente a Alexander Cardoso, na qual um peão "mal comido" pelo meu adversário originou a "morte" de um dos cavalos do meu adversário. A partir daí resisti aos ataques severos do meu adversário ao meu roque, comuns na siciliana de dragão e parti para um final ganho de torre e peões contra bispo e peões com dois peões passados pretos. Até que o meu adversário perdeu por tempo. Mais cedo, no jogo frente a Simão Pintor, falhei uma oferta de um cavalo do meu adversário.
Em vez de 7. a3? nesta posição pedia-se 7.Qa4+! e as pretas não têm hipótese de salvar o cavalo de b4. Como falhei isto, o jogo manteve-se equilibrado, e num final com um peão a menos acabei por desistir por ver o meu tempo a acabar, e a minha posição perdida.

Na classificação geral, destaque para o vencedor Fernando Nora, seguido de Simão Pintor e Miguel Ferreira, todos eles com Elos superiores a 1800. Com pena minha, não houve prémio para o 5º classificado o que me causou um pequeno "amargo de boca". Mesmo assim obtive uma excelente performance para a curta experiência que ainda tenho.

1 comentário:

Paulo Topa disse...

Para o próximo ano, se formos nós a organizar o Distrital, levo-te um prémio especial. Isto partindo do princípio (muito falível) que não ficarás nos 3 primeiros.
Se ainda por cá andar, espero bem que sim, ainda terás muita porrada para dar, mas o meu sucessor está a ser preparado para me vingar (por acaso nem está, se ele gostar de xadrez, ainda pode ser que sim)... Cuidado, muito cuidado... Ele terá muito serviço pela frente.