sábado, 19 de fevereiro de 2011

Nacional da 3ª divisão - 4ª ronda

AC Alfenense  2-2  GD Dias Ferreira C

Francisco Assunção (1505)  1-0  Júlio Machado (1738)
Hugo Soares (1537)  1/2-1/2  Roberto Mendes (1686)
António B. Pintor (1499)  0-1  António Clemente (1442)
José Pintor (1397)  1/2-1/2  Leonardo Santos (1481)


Comecei este jogo já com vantagem, motivado por o meu adversário ter chegado atrasado. Assim, Júlio Machado começou com cerca de 66 minutos. Joguei e4 sem sequer saber qual era o meu adversário. Foi algo estranho, pois imaginei que, caso jogasse com alguém mais experiente, jogaria e4, caso fosse alguém jovem, optaria por d4. Tinha que escolher alguma e até correu bem. O meu adversário jogou a escandinava. Provavelmente não deve ter visto que eu no meu último jogo, também tinha jogado esta abertura com o Hugo Moreira, e tentou me surpreender.
A escandinava, segundo consta, é por si só, uma abertura bastante táctica. E este jogo teve mesmo essa característica, foi bastante táctico, tal como eu mais aprecio, e onde me sinto mais à vontade.
O jogo foi bastante equilibrado. As pretas optaram por dar o par de bispos às brancas, que em geral é mais forte que um par de cavalos, mas conseguiram um cavalo em d5 em compensação. A minha estrutura de peões não ficou muito boa, provocado pelo demasiado agressivo 10. g4. Esta agressividade foi calculada, o meu adversário estava em desvantagem no tempo e quis entrar em posições complicadas tacticamente. Nunca nenhum de nós alcançou uma vantagem material ou posicional que fizesse desequilibrar a balança. Penso que o factor que desequilibrou foi mesmo o tempo, que tramou o meu adversário. A investida de rei, ainda no meio jogo também foi estranha. Provavelmente faltavam ideias ao meu adversário, que não estava habituado a jogar rápido. A partir do lance 24. f5! as brancas ganham a iniciativa de jogo e começam a fragilizar a estrutura de peões das pretas, beneficiando da posição do rei negro. O lance 27. Bg5! bloqueia a coluna g e permite-me colocar uma torre no flanco f. As pretas começaram a ficar um pouco pior posicionalmente, e trocaram um cavalo pelo meu bispo das casas pretas, o que foi uma escolha lógica.
Mais tarde consegui colocar uma torre na sétima fila. Josh Waitzkin, no Chessmaster, refere que as torres na sétima são como os porcos: comem tudo. Lá não havia nada para comer, mas invadi um terreno fulcral no terreno inimigo, e o rei preto ficou cada vez mais "nu". A seguir o meu adversário jogou a4. Parecia quase óbvio jogar Ba2, o meu adversário já só tinha cerca de 3 a 4 minutos e se jogasse alguns lances especialmente rápido, poderia o pressionar ainda mais. Mas joguei c4, este lance abre o jogo e a estrutura de peões das pretas parece estar prestes a desabar. Para além do mais ameaça mate. A resposta óbvia e que mantém o jogo equilibrado, é bxc4. O meu adversário não viu que eu estava a ameaçar o mate e não fez nada para contrariar. Praticamente nem hesitei.
Nas outras partidas, o primeiro jogo a terminar foi o de António B. Pintor, que chegou a um final de peões com um peão a menos, que ainda por cima era passado. Praticamente impossível de segurar. Já José Pintor, após estar a perder por dois peões, usou a maior flexibilidade que conseguiu entre as suas peças para conseguir o empate.  O jogo de Hugo Soares foi o último a acabar. Foi extremamente fechado, com uma vasta e rígida estrutura de peões que bloqueava  qualquer plano de ambas as partes. O empate foi um resultado lógico.
O resultado final de 2-2 parece-me ter sido justo, é aquele resultado que não é bom mas podia ser pior, dada a aparente vantagem dos visitantes em termos de elo. A nossa posição na tabela classificativa continua sensível, e estamos a precisar de uma vitória para podermos respirar um pouco. Na próximo fim-de semana será a vez de visitarmos o GD Dias Ferreira para defrontarmos a equipa D.

Classificação actual: 

GD Dias Ferreira D    9 pontos, 3 jogos
Clube Millenium BCP 9 pontos , 4 jogos
GX Porto D                 7 pontos, 3 jogos
GD Dias Ferreira C   7 pontos, 4 jogos
Profigaia Chess          6 pontos, 3 jogos
AC Alfenense             5 pontos, 3 jogos
GX Porto C                 5 pontos, 4 jogos

Sem comentários: