sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

VI Arte da Guerra - Entrega dos prémios


Decorreu ontem ao fim do dia, a entrega dos prémios e cerimónia de encerramento do VI Arte da Guerra. A cerimónia foi constituida por 4 partes. Em primeiro lugar, o presidente do NXST e árbitro do torneio, Ricardo Amaral, teceu um pequeno discurso com as suas já habituais palavras lisonjeiras ao jogo do xadrez, que põe qualquer entusiasta babado de ser praticante desta modalidade.
Os vídeos exibidos são da autoria de Hugo Soares.

Seguiu-se um momento musical com o pianista-xadrezista Fernando Azevedo. Se havia alguma ansiedade por parte dos jogadores que iam receber os prémios, neste momento de desconcentração todos ficaram mais animados. Fica para a história a frase de Rui Miranda: "Tocas melhor piano do que jogas xadrez!" dirigida ao pianista de serviço.
Passou-se à entrega dos prémios propriamente dita. Foram entregues troféus aos seguintes jogadores: 

1º: Hugo Soares (AC Alfenense)
2º: Francisco Assunção (AC Alfenense)
O pódio deste ano.
3º: Hugo Moreira (NX Santo Tirso)

1º Sub-10: Hugo Abreu (Pontex)
1º Sub-12: Júlio Silva (Pontex)
1º Sub-14: Nelson Coelho (Pontex)
1º Sub-16: André Costa (Pontex)
1º Sub-18: Jorge Dias (NX Santo Tirso) 

Os outros participantes receberam uma pequena caneta (penso eu) como prémio de participação. Foi bastante estranho ver André Costa, actual campeão nacional sub-08, receber o prémio de vencedor do escalão sub-16 (!). Mas, foi a forma que melhor encontraram para tapar a existência de poucos ou nenhuns jogadores em certos escalões. A atribuição de prémios por escalões parece um pouco desajustada nos torneios com pouco mais de 20 jogadores, e ainda para mais quando praticamente metade eram séniores. Mas funciona como incentivo para que estes jovens não desistam desta modalidade, o que é sempre de louvar.
O pódio da edição anterior.

No início do torneio tinha avisado que poderíamos ver um pódio semelhante ao do ano passado. Ora, basicamente troquei de lugar com o Hugo Soares, e o Hugo Moreira substituiu o Álvaro Brandão. Enquanto continuar assim, será bom sinal :).

A cerimónia terminou com o discurso da Vereadora da C.M. de Santo Tirso, Dr.ª Júlia Godinho, que teceu à sua maneira os seus elogios, que funcionam com incentivo à prática da modalidade. Para o ano há mais.

Ainda houve tempo para um ligeiro bate-papo com Ricardo Amaral e Júlia Godinho, que nos deram mais uma vez os parabéns. José António Pacheco relembrou que este ano lá estaremos mais uma vez na Final  Distrital, e este ano com mais experiência será certamente para lutar por um lugar entre os 10 primeiros.  Será lá para Julho. Por agora, e já amanhã teremos mais um jogo importante, da 5ª ronda do Nacional da 3ª divisão, onde defrontaremos o actual e invicto líder, GD Dias Ferreira D.

1 comentário:

Anônimo disse...

gostei Bem explicativo e divertido!!!