quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

VI Arte da Guerra - 7ª e última ronda

7ª ronda - Hugo Moreira (1523)  1-0  Francisco Assunção (1505)



Pois é, desta vez perdi. Nesta última ronda, como já tinha o segundo lugar assegurado, nem sequer nos primeiros lances estava nervoso. Aliás foi bastante notória a minha desconcentração no início do meu jogo, ao olhar para o jogo da mesa ao lado e rir-me das peças oferecidas pelo Jorge Dias. Encarei esta partida como um treino ou um jogo no Chesscube, e acabou por ser um mau treino. Foi engraçado que acabei por ser castigado deste meu ligeiro gozo e acabei também por oferecer uma peça e nem sequer imaginar a mera oferta que o meu adversário me fez logo ao oitavo lance. 
Joguei a escandinava de 3...Qd6, uma abertura que tinha vindo a jogar online ultimamente e que espero voltar a repetir numa próxima oportunidade. Esta minha "arma secreta" foi a abertura que preparei para jogar frente ao Carlos Ribeiro e ao Rui Miranda, caso eles jogassem 1. e4, fica já aqui revelado o mistério :P.
A abertura não correu mal, bem antes pelo contrário, correu bastante bem. Mas com o incrível lance 18. Nxe5!! ganhei um peão! Pena foi que acabei por ser forçado a trocar uma torre por um bispo. Xatice. A partir daqui até me consegui concentrar minimamente para ver se ainda sacava alguma coisa. Mas o meu adversário jogou com o mínimo de precisão que era necessário para vencer o jogo, e ganhou com mérito. Apesar de tudo sei que noutras condições, a minha concentração teria sido muito maior e teria bastantes chances de aproveitar os erros do meu adversário.
A parte boa deste resultado é que não influenciou em nada com a minha aparente classificação final deste torneio, já que e segundo uns cálculos que fiz, previ que a minha única chance de conseguir vencer o torneio seria caso o Hugo Soares não vencesse. Ora, quando eu fiz a minha "burrice", o Hugo Soares já ganhava por duas peças, por isso, já nada havia a fazer. Uma palavra de apreço também para o meu companheiro Hugo Soares, que consegue aqui uma justa vitória, que premeia não só o praticamente irrepreensível torneio que realizou, mas também a sua regularidade nas últimas duas edições deste mesmo torneio, já que se classificou em segundo lugar em ambos.
Com este resultado, e segundo os meus cálculos, o Hugo Moreira é o 3º apurado para a Final Distrital Individual, por ter obtido um melhor desempate do que José Pedro Cachorreiro. A entrega dos prémios realizar-se-á na próxima quinta-feira. 

Classificação final:

1º Hugo Soares               6.5 pts
2º Francisco Assunção    5.5 pts
3º Hugo Moreira                5 pts
4º José Pedro Cachorreiro 5 pts
...

As atenções agora viram-se para o jogo do próximo sábado do Nacional da 3ª divisão, em que enfrentaremos o GD Dias Ferreira C.

Sem comentários: