sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

VI Arte da Guerra - 5ª ronda

5ª ronda - Rui Miranda 1488 (10)  0-1  Francisco Assunção 1505 (4)

Á entrada para a 5ª ronda, previa-se que pudessem ocorrer encontros decisivos para o desfecho final do torneio. Para este jogo não estudei tanto aberturas e não preparei nada de especial. Sabia que o meu adversário tinha um estilo bastante agressivo (apenas no tabuleiro, entenda-se :P), dando luta mesmo em clara desvantagem. Uma prioridade era tentar fazer os possíveis para trocar as damas, logo que pudesse para assim livrar o meu roque de tácticas indesejáveis. Logo na abertura, com o lance 8. Bd2? as brancas largam um peão, através da sequência referida no jogo. A partir daqui logo troquei as damas e sentia-me bem lançado para a vitória. Ao lance 15, a posição das brancas já é um pouco deprimente: um bispo e um cavalo à espera de desenvolvimento, uma torre sem ter para onde ir. 

Prossegui ganhando o maior espaço que consegui. Ofereci a troca de algumas peças, o que me traria vantagem. O meu adversário foi recusando, perdendo a pouco e pouco cada vez mais espaço. Apesar de ter conseguido um peão passado em d, tornou-se difícil conseguir progredir, dei algumas voltas com o rei e tive dúvidas em qual seria o melhor plano a usar. Ao lance 40 já tinha à volta de 20 min no relógio e não podia ficar a pensar muito tempo num lance. Felizmente, a minha vantagem nunca se desvaneceu e com o lance 47... Rc2! encurralei o rei e ameacei mate com d4#. Para o evitar as brancas jogaram 48. Ra4. A partir daqui chegou a hora de calcular. Joguei 48. d4+! Apesar de oferecer um peão liquido o jogo para um final de peões que segundo os meus cálculos estava ganho porque consigo a oposição  através de 52. Kd5. A partir daqui tinha a volta de 10 minutos e foi com tranquilidade que esperei pela desistência do meu adversário.

Esta vitória foi bastante importante, porque agora basta-me ganhar na próxima jornada para garantir o apuramento. O meu adversário será Jorge Dias e jogarei de brancas.
Classificação actual:


1º Hugo Soares                    4.5 pts
    Francisco Assunção        
3º José Pedro Cachorreiro   4 pts
    Jorge Dias                    
5º Carlos Ribeiro                 3 pts
    Fernando Azevedo
    Rui Miranda
    Hugo Moreira
    André Martins
....

Sem comentários: