quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

VI Arte da Guerra - 6ª ronda - Apurado :)

6ª ronda - Francisco Assunção 1505 (4)  1-0  Jorge Dias 1384 (13)
Chegados à penúltima ronda, era sabido que a vitória garantiria-me o apuramento. Como normalmente acontece, fiquei um pouco nervoso no início, coisa que passa ao fim de 4 ou 5 lances. Este meu defeito é sempre compensado pelo facto das aberturas ser o meu ponto forte. É mais ansiedade que outra coisa.
Decidi jogar d4 pela mesma razão que joguei d4 com o Luís Dias: controlar a possível iniciativa das pretas e entrar por campos que o meu adversário não domina tão bem. Mesmo assim tive uma ligeira "imprecisão" na abertura. O lance 4. d5 foi um pouco precipitado. De acordo com a sequência mostrada no jogo, o meu adversário falhou Bb4+ que me causaria alguns transtornos. Apesar de que, e segundo o Chessmaster continuo em ligeira vantagem. O jogo prosseguiu e a partir daí, ameaças pretas, nem vê-las, o jogo foi completamente controlado pelas brancas. A prova mais real disso foi que acabei o jogo sem necessitar de fazer roque, e o meu rei dormiu tranquilamente em e1 durante 23 lances sem ser acordado. Os lances com variantes estão devidamente explicados na janela de jogo. De realçar o facto da minha quase perfeita sintonia entre os meus lances e os sugeridos pelo Chessmaster XI. Os únicos lances em que não houve perfeita sintonia foram o já referido 4. d5? e 22. Qh6+ (+9.86) que quanto a mim não deixa de levar (!) porque a alternativa dada seria 22. Bh4! (+11.10) que leva a uma continuação muito menos "humana". O meu adversário acabou por dar a dama numa posição "deprimente". 
Fiz uma partida quase perfeita, que culminou com a garantia de uma das 2 primeiras posições que desde já me garantem o apuramento. O meu companheiro Hugo Soares também ganhou e irá me fazer companhia na Final Distrital Absoluta, tal como no ano passado. Resta saber qual de nós ficará em primeiro.

Na ronda derradeira defrontarei Hugo Moreira de pretas. Nota de destaque para o escaldante encontro do próximo sábado, a contar para a 3ª ronda da Taça AXP, GX Porto A - AC Alfenense A. Prometemos que iremos lutar pela vitória! :P

Classificação actual:

1º Hugo Soares                   5,5 pts
    Francisco Assunção
3º José Pedro Cachorreiro     4 pts
    Hugo Moreira
    Jorge Dias
6º Rui Miranda                   3,5 pts
    Fernando Azevedo       
    André Costa
    Rui Ferreira

4 comentários:

Rui Miranda disse...

Conforme poderás verificar, foi atribuído FC ao Carlos Ribeiro no jogo que o opôs ao Hugo Moreira.
Obrigado pelo aviso de erro !

Hugo Soares disse...

Aparentemente, em termos de critério de desempate, ganhar por FC vai dar ao mesmo, isto no Swiss Manager, o que é sempre bom para mim :D

Rui Miranda disse...

A questão é que o Carlos Ribeiro poderá ser eliminado da competição se fizer nova falta de comparência no próximo jogo contra mim. A ser assim, o critério de desempate será certamente alterado. Embora não seja muito correcto, estou certo de que é o que acontecerá.

Hugo Soares disse...

Nas regras do Campeonato Distrital não há nada que se refira a essa situação, no entanto observando o caso da Andreia Moreira que foi eliminada após duas faltas de comparência, o ponto que ela teve devido ao bye, continuam a contar para o bucholz do Rui Miranda e do Hugo Abreu