sábado, 2 de julho de 2011

Distritais de Rápidas

Decorreram hoje os distritais de rápidas, em Vila das Aves. Depois de uma noite mal dormida, não pela ansiedade ou algo parecido, mas pelo facto de no campo de futebol a beira de minha casa estar a decorrer um torneio de futebol 24 horas, que me fez acordar várias vezes durante a noite com golos. Acerca deste tema do sono e do xadrez, recomendo o artigo, para quem está ambientado com a lingua inglesa do blog do GM Kevin Spraggett, que podem ler aqui.

Mas agora o que realmente interessa, na parte da manhã tivemos a competição por equipas. A nossa equipa era como habitual constituida por mim, pelo Hugo Soares e os manos António e José Pintor. A equipa B integrava António A. Pintor, Tiago Pereira, João Pintor e Diana Ribeiro. Aqui ficam os nossos resultados.

Pontex A 0 - 4 AC Alfenense A
AC Alfenense A 0 - 4 Profigaia
AC Alfenense B 0 - 4 AC Alfenense A
AC Alfenense A 1 - 3 GX Porto
AX Gaia 3 - 1 AC Alfenense A
AC Alfenense A 3 - 1 Pontex B
NX Santo Tirso 2 - 2 AC Alfenense A
AC Alfenense A 1 - 3 GD Dias Ferreira

Foi bastante grande a quantidade de peças que me ofereceram. Não foi muito grande a vontade que eu tinha de as comer. Houve casos interessantes. No jogo com o Bruno Figueiredo, do Profigaia, depois de uma abertura muito má do meu adversário, poucos lances depois ofereceu a dama de forma indirecta. Toda a gente que estava a ver reparou. Eu também mais foi só depois de ter jogado. Depois nunca mais consegui voltar ao jogo. No jogo com José Margarido da AX Gaia, perdi um peão logo a abrir mas recuperei-o logo de seguida, com um excelente ataque montado do lado da dama. Fiquei com alguma vantagem no tempo nessa altura. Depois fui ganhando peça atrás de peça, porque o meu adversário optou por começar a oferecê-las, optando por jogar a uma velocidade que nem conseguia captar os lances que fazia. Cheguei ao ponto de pensar que ele ainda não tinha jogado, quando na realidade já o tinha feito. No jogo com o Hugo Moreira do NXST, ganhei uma peça no meio jogo e estava a dominar o tabuleiro. Um erro de cálculo custou-me a peça que tinha a mais, e pouco depois acabei por fazer lance igual quando ambos estávamos em apuros de tempo. Por fim joguei com o FM Jorge Ferreira e fiquei surpreendido comigo mesmo. Vejam só a posição que eu arranjei. Penso que esta merece um diagrama.


Aqui no sofá seria fácil prosseguir o ataque com por exemplo Bh5, Rf3, Rg3 ou Bg6, caso as pretas tirem o cavalo, e as pretas não têm grande coisa a fazer. Mas tinha pouco tempo e o primeiro lance que me veio a cabeça foi comer em f5 o que me fez acabar com uma torre a menos. logo que desisti.

Acabamos por ficar em 5º em 9 equipas, um resultado aceitável. Venceu o Dias Ferreira, seguido do Profigaia e do GX Porto.

Na parte da tarde os meus resultados foram estes:

Francisco Assunção 1 - 0 António B. Pintor
Manuel Pintor 1 - 0 Francisco Assunção
Francisco Assunção 1 - 0 Rui Dias
Francisco Assunção 0 - 1 Rui Mendes
Júlio Silva 0 - 1 Francisco Assunção

A minha derrota com o Manuel Pintor foi aceitável. Agora, com o Rui Mendes e com um peão a mais num final de torre e bispo para cada lado, foi jogar a velocidade relâmpago até ao final, quando acabei por perder por tempo e ambos estávamos em apuros. Os restantes jogos, que me perdoe o António B. Pintor,  mas foram bastante fáceis. Fiquei em terceiro e fui disputar a série correspondente, com os outros terceiros classificados. Um resultado um bocadinho abaixo das minhas expectativas, Mas compreensível por não ter tido uma série nada fácil. Aqui ficam os jogos da segunda fase.


Francisco Assunção 1 - 0 Tiago Pereira
Tiago Paulo Lopes 0 - 1 Francisco Assunção
Francisco Assunção 0 - 1 Mário Machado
Miguel Ferreira 1 - 0 Francisco Assunção
Francisco Assunção 1 - 0 Pedro Mendes
Francisco Assunção 1 - 0 André Martins
André Ventura Sousa 0 - 1 Francisco Assunção

Os resultados foram dentro do esperado, dentro duma série que teve jogadores visivelmente abaixo do nível dos restantes, e outros que talvez merecessem estar numa série superior. Acabei por terminar na 19º posição, um resultado bem baixo do 5º lugar do ano passado, que naturalmente seria muito dificil de bater. Venceu a prova o FM Jorge Ferreira, seguido de António Caramez Pereira e José Margarido. 
Entretanto já se sabe o emparceiramento da 2ª Jornada do Distrital Individual. Segunda-feira jogarei com José Pedro Cachorreiro, de brancas. Certamente um jogo interessante.

Sem comentários: