terça-feira, 5 de julho de 2011

Final Distrital Individual - 2ª Ronda

Nesta jornada de alguma forma previa que conseguisse chegar ao pódio em caso de vitória. Talvez por isso decidi jogar de forma extremamente agressiva frente à habitual Siciliana de Dragão de José Pedro Cachorreiro. Os lances da abertura são bastante típicos e não merecem grandes comentários. Acabei por errar no peão que romperia com o roque negro. Em vez do habitual peão h, desta vez o indicado seria o peão de g seguido de f4-f5. Um erro que me custou um jogo claramente superior. A partir daqui abri a coluna g que as pretas conseguiram aproveitar para dominar. 
A partir do momento em que as pretas trocaram o seu bispo pelo meu cavalo, percebi logo que fiquei pior, e não me conformei em ficar à defesa e a jogar para o empate. Prova disso foi o "galáctico" 31. Rxd6????????!. Praticamente dei o mate, mas que nos passou em claro a ambos! Mesmo assim as pretas mantiveram-se ligeiramente superiores, e após termos trocado as damas, parecia que as brancas seguravam o empate.
O salvador do dia, foi o peão h das pretas, que heroicamente viu ao sua caminhada ser escoltada por ambas as torres e permitiu vencer o jogo quando a sua promoção era inevitável. Pelo meio, por duas vezes pensei que o conseguia apanhar, mas o "sangue frio" de Pedro Cachorreiro permitiu que isso não passasse de uma mera possibilidade. A vitória, pelos últimos 10 lances, acabou por ser merecida.
Após praticamente 4 horas e um duelo bastante intenso, tive de me conformar e conceder a partida, após um jogo que apesar dos erros que cometemos, foi emocionante do princípio ao fim.

Nos outros jogos não se registaram surpresas. Prossigo no grupo do 5º ao 13º lugar, com 1 ponto. Na próxima ronda jogo com Rogério Oliveira de pretas. Destaque também para o provável jogo do título, entre o FM Jorge Ferreira e o NM António Silva.

Sem comentários: