sábado, 16 de julho de 2011

Final Distrital Individual - 7ª Ronda

Terminou ontem a Final Distrital Individual. Como último jogo, tinha pela frente a surpresa da competição, o jovem do Vila D'Este Emanuel Luís Sousa. Escolhi d4 como factor surpresa. O meu adversário mostrou que sabia os lances da abertura, agora recentemente treinado pelo FM Jorge Guimarães, mas teve dificuldades em traçar um plano. Prova disso foi que demorou mais tempo do que o normal a pensar nas jogadas, enquanto eu pouco tive que pensar.
A partir do momento que as pretas me deixaram jogar e3-e4-e5, fiquei logo melhor, e forcei as pretas a jogarem g5 e a porem o seu roque "sem telhado". As pretas não quiseram jogar g5 de seguida, com medo de Nxg5. Por isso trocaram o bispo de b7 por esse cavalo. Mas como vem mostrado no jogo, essa troca fizeram-lhe no mínimo ficar a perder por uma peça. Não contentes com a desvantagem material, as pretas acabaram por dar o mate logo de seguida. O meu jogo mais fácil do torneio, acabou por ter sido jogado na última ronda, e durou cerca de meia hora.
Nos outros jogos, destaques para a vitória de Mário Machado sobre Álvaro Brandão, que o fez partilhar comigo o 3º lugar. No jogo mais emocionante de toda a competição, Miguel Ferreira, com um imenso "golpe de rins" frente a António Silva, consegue empatar um final em que tinha 2 peões a menos, ao fim de 4 horas e meia e cerca de 110 lances! Com este empate, ficou entregue o título de campeão distrital ao FM Jorge Ferreira, que assim renova o título do ano passado. Todas as informações relevantes acerca da competição podem ser encontradas na página da AXP
Com a chegada do final da época, não há nenhuma competição em perspectiva, mas espero continuar a dar notícias.

Sem comentários: