quinta-feira, 14 de julho de 2011

Final Distrital Individual - 6ª Ronda

Ontem defrontei um dos jovens mais promissores do distrito, que será certamente um nome a seguir nos próximos anos. O André Ventura Sousa, de apenas 11 anos, distingue-se pela sua criatividade, o que revela o seu grande potencial. Joguei a Caro-Kann, porque já sabia o que o meu adversário fazia, já que tínhamos jogado o mesmo nos últimos distritais de rápidas e semi-rápidas. A abertura correu bem e ganhei alguma vantagem. No lance 21, falhei Re8!, um lance em que ganhava um peão e uma boa vantagem a nível posicional. O lance 22...Be5, não era o que tinha previsto inicialmente, e aí percebi que tinha falhado alguma coisa. De seguida as brancas passavam para a frente, mas falharam 26. Qd5!
Logo de seguida falhei um simples duplo de cavalo. De alguma forma pensei que 27... Bxd4 forçaria 28. Bxd4 e aí sim Nc5. Mas as brancas responderam à altura comendo o cavalo e igualando a partida.
Apesar de ter ficado aparentemente limitado com 29. Qf8, dum momento para o outro, as brancas viram-se forçadas a controlar as ameaças na última fila recuando as suas peças. O lance 33. Qe5!! é um verdadeiro murro no estômago. Já com menos de 20 minutos, consegui consumar a minha vantagem a nível material e conseguir um peão passado num final de damas. Em geral esse final está ganho, mas é preciso controlar os xeques enquanto protegemos o progresso do peão. Com o tempo a escassear, foi difícil encontrar o melhor plano. O meu adversário ofereceu-me empate, mas como é evidente recusei. A chave estava em 47. g5! que dá espaço para o rei colocar pressão em f6. A partir daqui, a minha colocação perfeita da dama, a impedir xeques e a escoltar o peão até à promoção, garantiu-me o ponto, quando ainda tinha 3 minutos para dar o remate final.
Foi um jogo cansativo de 3 horas e meia, a fazer lembrar o meu jogo com a Catarina Costa na última Final Distrital de Jovens. Uma vitória importante que me dá boas hipóteses de na última ronda poder garantir o 3º lugar do pódio. Segundo a informação fornecida no local, jogarei com a surpresa do torneio, Emanuel Sousa, de brancas.

Sem comentários: