sábado, 9 de julho de 2011

Distrital de semi-rápidas Individual

Hoje em Vila das Aves jogou-se o Distrital de Semi-Rápidas. Numa prova pouca concorrida, participaram apenas cerca de 3 dezenas de jogadores. Cá ficam os meus jogos

1ª ronda - Miguel Silva 0 - 1 Francisco Assunção

Este jovem do Pontex ofereceu-me bastantes peças. Eu fui aproveitando e fui as comendo e o mate não tardou.

2ª ronda - Francisco Assunção 0 - 1 Jorge Coelho

Neste jogo, cometi algo que é muito estranho em mim, que foi dar uma peça logo na abertura. A partir daqui ainda resisti um pouco, mas ainda antes das pretas consumarem o seu ataque acabei por desistir.


3ª ronda - André Monteiro 0 - 1 Francisco Assunção

Mais um jovem do Pontex, e um jogo do mesmo estilo do da primeira ronda. O desfecho foi semelhante.

4ª ronda - Francisco Assunção 1 - 0 Hugo Gomes

Frente a este meu colega de clube, já sabia da sua dificuldade em defrontar a minha abertura espanhola. Acabei por vencer após ter me sido oferecida a dama desta forma.


5ª ronda - António B. Pintor 0 - 1 Francisco Assunção



Mais um colega de clube e mais uma vitória. O "Tó" ultimamente tem andado um pouco desinspirado e tenho ganho vantagem de forma fácil. Neste jogo compliquei um pouco e facilitei num final em que tinha 3 peões de vantagem, deixando o levar para um final de Torre, peão e rei contra Torre, peão, rei e cavalo. No momento certo sacrifiquei o cavalo pelo peão adversário, quando o rei branco estava demasiado longe para controlar o avanço do meu peão. Em pouco mais de 10 segundos dei o mate apenas com a torre e o rei.

6ª ronda - Francisco Assunção 1/2 - 1/2 FM Jorge Ferreira

Depois deste jogo posso-me dar ao luxo de dizer que já empatei com um Mestre FIDE. Talvez um aperitivo para o nosso jogo de segunda-feira. Após ter ganho um peão na abertura, e de ter colocado as pretas numa posição bastante má, o meu adversário recompôs um pouco a sua posição e ofereceu empate. Como mais vale um pássaro na mão do que dois a voar, aceitei. Aqui fica a partida.

7ª ronda - André Ventura Sousa 1/2 - 1/2 Francisco Assunção

Naquele que foi provavelmente o jogo mais emocionante do certame, chegamos a um final de torres em que as brancas tinham um peão passado. No entanto, devido ao grande avanço do meu rei, pareceu-me que tinha conseguido alguma vantagem, que, no entanto não consegui concretizar. As brancas tentaram trocar as torres e eu aceitei, calculando que promovia o peão primeiro. No entanto, as brancas promoveram com xeque e fiquei com um peão e uma dama, frente a outra dama. Tudo isto em menos de um minuto porque desde cedo que fui gastando o meu tempo. Acabamos por empatar com os dois em apuros de tempo quando parecia que as brancas conseguiam perpétuo.

Fiquei em 5º lugar, em igualdade pontual com o 4º. É certo que se tivesse ganho o último jogo, ficaria no pódio, mas hoje, talvez motivado pelo meu resultado de ontem, sentia-me em boa forma e isso é o mais importante. Amanhã o certame prossegue com a variante por equipas.

2 comentários:

Hugo Soares disse...

Ficaste em 5º em igualdade com 4º e 6º ;)

No entanto, foi uma grande performance!

Francisco Assunção disse...

Obrigado chefe. Espero que amanha esteja igual ou melhor ;)